Otimizar processos, aprimorar gestão de recursos e melhorar jornada do usuário permitem que instituições de saúde - foquem no cuidado ao paciente
Com os avanços
tecnológicos do cenário global de saúde, especialmente acelerados pela resposta
à pandemia nos últimos anos, o setor demonstra resiliência na adoção de
soluções inovadoras; e o Brasil está conquistando espaço nesse movimento. O
país ficou em 19º lugar no ranking de nações por participação em estudos
clínicos iniciados em 2021, conforme um levantamento feito em 2022 pela
Interfarma.
Até 2025, o
mercado internacional de saúde deve ultrapassar os US$ 504,4 bilhões, como
aponta uma pesquisa da Global Market Insights, com a expectativa de que as
ideias continuem surgindo e sendo postas em prática para transformar o
bem-estar mundial.
"As
instituições brasileiras que estão se dedicando na construção dessa base estão
criando um ambiente mais fértil para inovação na saúde. Elas pavimentam o
caminho que leva a um ambiente propício para esses avanços, possibilitando ao
Brasil alcançar novos patamares de excelência e se tornar referência em
inovação na saúde global", afirma Marcos Moraes, diretor da vertical de
saúde da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o
futuro de negócios.
Para o executivo,
pavimentar o percurso em direção a um ecossistema fértil para a inovação está
intrinsecamente vinculado ao fortalecimento de três pilares essenciais.
1)
Sistemas interoperáveis: unindo forças para o bem-estar do paciente
A
interoperabilidade é um elemento chave no contexto da saúde atual. Os sistemas
precisam saber conversar com outros softwares para a troca eficiente e segura
de informações, melhoria do fluxo de trabalho clínico, redução de erros médicos
e entrega de cuidados personalizados. É com base nesse pilar que são
desenvolvidas soluções que integram as plataformas, facilitando o acesso e
compartilhamento de dados relevantes para os profissionais da saúde.
"Sabe quando
uma pessoa chega a um hospital e, ao ser atendida, seus dados médicos estão
disponíveis instantaneamente para a equipe de saúde? Isso acontece graças à
interoperabilidade, permitindo que seu histórico, exames anteriores, alergias e
prescrições médicas sejam acessados em tempo real pelo profissional de saúde
que está lhe atendendo."
2)
Experiência: colocando o cuidado em primeiro lugar
A experiência do
paciente é o coração do ecossistema de saúde. Todas soluções devem trazer o
paciente para o centro de sua jornada, proporcionando um atendimento
personalizado, humanizado e ágil. Uma das razões fundamentais para isso é o
fato de que as pessoas, ao buscarem atendimento, geralmente estão enfrentando
um momento desconfortável, o que torna importante assegurar que o mesmo seja
sensível às suas necessidades. “Já disponibilizamos tecnologias de marcação de
consultas online, para que o paciente não precise se deslocar sem necessidade;
autoatendimento com tótens, para tornar atendimento ao paciente mais ágil;
prontuários eletrônicos, que centralizam as informações do paciente; e uma
série de outros recursos para simplificar a jornada dentro da unidade de
saúde.” ressalta Moraes.
3) Eficiência
operacional: potencializando recursos e resultados
A eficiência
operacional é um fator-chave para impulsionar o progresso na área da saúde.
Otimizar processos, reduzir desperdícios e aprimorar a gestão de recursos são
medidas cruciais para que as instituições de saúde possam focar no que
realmente importa: o cuidado com os pacientes.
Ao eliminar ineficiências e alocar recursos de forma inteligente, as equipes médicas podem dedicar mais tempo e atenção às necessidades individuais de cada paciente, promovendo uma experiência de atendimento mais personalizada e impactante. Isso não apenas aprimora os resultados médicos, mas também fortalece a confiança entre pacientes e profissionais de saúde, contribuindo para um sistema de saúde mais resiliente e centrado nas pessoas.
FCamara
www.fcamara.com
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