Quem empreende deve se preparar para não perder a chance de garantir lucro, entre outros benefícios para o negócio
Tradicionalmente, a data da Black Friday no
calendário promocional é a última sexta-feira de novembro. Neste ano, cai no
dia 24, mas durante todo o mês de novembro as ofertas aparecem pelo comércio
nos mais diversos segmentos, nas lojas físicas e on-line. O empreendedor que
quiser aproveitar o período para vender mais deve ter um mínimo de planejamento
para definir a melhor estratégia, avaliando os produtos ou serviços que serão
destacados, bem como o seu público-alvo e os descontos que serão oferecidos.
No caso do segmento de serviços, recomenda-se ao
dono do pequeno negócio avaliar sua capacidade operacional com antecedência e
estabelecer condições de uso da oferta bem claras. O analista de
Competitividade do Sebrae Nacional Flávio Petry explica que o brasileiro já
incorporou a Black Friday em seu hábito de consumo e, mesmo que não saiba
exatamente o que procura ou sua necessidade, busca aproveitar o momento pelo
desejo de economizar.
- A
Black Friday não acaba no dia 24. “A data faz parte da experiência de
consumo e contribui para se aproximar do cliente. O pós-venda também pode
ser um diferencial ao reverter uma situação negativa que tenha ocorrido
durante a campanha ou abrir um canal de relacionamento”, ressalta Petry.
- Não
precisa abaixar o preço de todos os produtos. “O dono do pequeno negócio
deve tomar cuidado para não operar no vermelho e ficar atento se uma
estratégia de saldão não vai gerar prejuízo”, alerta o especialista.
- Defina
sua tática de vendas: escolha uma categoria de produtos para destacar as
ofertas ou crie combos promocionais com itens que equilibrem as margens de
lucro, oferecendo descontos progressivos, por exemplo.
- Atenção
especial à precificação: avalie todos os custos envolvidos nos pontos
físico e digital. “É importante entender o que oferecer e em quais
condições em cada canal de venda. Coloque isso na ponta do lápis para não
correr riscos”.
- Engaje
sua equipe: o envolvimento dos colaboradores pode contribuir para
resultados mais significativos. “Explique para sua equipe qual é a meta
pretendida e a lógica está por trás daquela estratégia”, orienta o
analista do Sebrae.
- Seja
transparente: os consumidores estão atentos aos preços e começam a
pesquisar os produtos e serviços do seu interesse antes da data. A
expressão “Black Fraude” tornou-se conhecida após a frustração com alguns
descontos oferecidos.
De acordo com Flávio Petry, a
data é uma oportunidade para agregar valor ao negócio e mostrar que o
consumidor está recebendo uma oferta especial. “Saiba balancear a expectativa
do seu cliente. Algumas pessoas buscam descontos expressivos, enquanto outras
buscam melhores condições de entrega e disponibilidade do serviço”, acrescenta
o analista do Sebrae.
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