Pesquisar no Blog

sábado, 21 de outubro de 2023

A poderosa soneca da tarde

Credito foto: Stock fotos id: 626194278
categoria bear / credit bgsmith


 

Não, não me refiro ao urso da foto, mas a nós, os humanos! Sim, agora você já pode tirar aquela sonequinha deliciosa a tarde, seja num dia de sol, chuva ou no trabalho, e sem se sentir culpado ou pensar que é preguiçoso! Bem, se você não se sente ou sentia intimidado, melhor ainda!

 

Hoje, estudiosos e especialistas do sono garantem que é saudável tirar uma soneca. Maravilha! Mas vale o lembrete: coloque o despertador para 20 ou 30 minutos depois, pois mais do que isso você não somente corre o risco de interferir no sono da noite, como também entrará numa fase de sono profundo, e acordar desse sono pesado deixará você um pouco atordoado. Portanto, embora alguns estudiosos defendam a soneca de 20 minutos e outros falem em 30 minutos, todos concordam que além dos 30 não é aconselhável.

 

A soneca poderosa nos energiza pelas próximas quatro a seis horas e assim tendemos a realizar mais tarefas, explica o especialista em doenças do sono, o médico Javaad Khan. Ainda de acordo com o médico, as sonecas rápidas são de grande benefício para a saúde, e estes incluem: reduz a fadiga, você se sente mais relaxado, aumenta o estado de alerta, melhora o humor e o desempenho.  

 

Com relação ao sono noturno, a médica especialista do sono Shanon Makekau alerta e discute vários sintomas ligados ao sono interrompido, incluindo problemas respiratórios, como ronco, falta de ar e respiração interrompida. Ela ainda observa que esses sintomas podem estar ligados à apneia do sono e podem causar sonolência diurna, dor de garganta ou garganta seca, dores de cabeça matinais, depressão e problemas de memória. O ideal é você consultar um especialista nesses casos. No entanto, a soneca poderosa pode ajudar a restaurar o sono insuficiente da noite.

 

Mas os benefícios não param por aí, e a soneca poderosa também pode estimular o sistema imunológico e reduzir o estresse, ajudando, assim, os portadores de doenças autoimunes. Além do quê, as sonecas também podem ajudar a manter o coração saudável, foi o que mostrou um estudo em que os participantes cochilavam uma ou duas vezes por semana. Eles apresentaram um risco menor de sofrer um evento cardiovascular.

 

Naturalmente que nem todo mundo precisa das sonecas poderosas. Caso você durma as recomendadas sete a nove horas de sono por noite, acorde bem-disposto e tenha energia suficiente ao longo do dia todo, é bem provável que não precise se preocupar com a soneca poderosa. Mas para compensar uma noite mal dormida a soneca poderosa é tudo de bom!

 

Dicas da Fundação do Sono americana:

 

Programe breves sonecas à tarde:  a soneca poderosa é uma maneira eficaz de pessoas privadas de sono recuperarem a cota diária. Sonecas que duram entre 10 e 20 minutos são consideradas ideais, pois geralmente são longas o suficiente para ajudá-lo a se sentir revigorado, sem permitir que você entre nos estágios de sono profundo.

 

Não cochile muito perto do sono noturno: uma boa regra é cochilar no meio do caminho entre a hora de acordar e a hora de ir para a cama.

 

● Para melhorar o sono noturno limite à exposição: aos smartfones, tablets, televisão e computadores, pois todos estes aparelhos têm telas que emitem luz azul, o que pode interferir no ritmo circadiano que orienta o ciclo de sono. Estudos demonstraram que reduzir a exposição à dispositivos com tela pode nos ajudar a adormecer com mais facilidade.

 

Encontre o local certo para descansar: o melhor ambiente para tirar uma soneca é o mesmo da noite: um lugar fresco, escuro, silencioso e confortável. Seu quarto é o ideal. E tampões para os ouvidos e uma máscara para os olhos podem ajudar, diz Makekau.

 

Mas se nada disso for viável... improvise! Boa soneca! 



Florence Rei - formada em Química pela Oswaldo Cruz em São Paulo, graduada pela Faculdade de Medicina OSEC em Biologia e formada em Microscopia Eletrônica. Atualmente vive na Flórida (USA) e desde 2019 vem atuando como pesquisadora independente e escritora. www.florencerei.com / email: florence.rei.florence@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados