Pesquisar no Blog

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Pacientes com depressão profunda resistente à medicação passam a contar com uma nova opção de tratamento

O gerador SYMMETRYTM da LivaNova utiliza tecnologia de ponta para proporcionar um tratamento de longo prazo e ajustável, com apenas uma cirurgia minimamente invasiva

Foto: Gerador SYMMETRYTM tem sistema de programação de
 última geração para o tratamento de pacientes com depressão
 resistente a medicamentos e psicoterapia.
(LivaNova/Divulgação)

 

Pacientes com depressão profunda resistente à medicamentos passam a contar com uma nova opção de tratamento. A LivaNova, empresa de equipamento médico líder no mercado de neuromoduladores que já utiliza a terapia de estimulação do nervo vago ("VNS Therapy") para tratamento da epilepsia, está iniciando no Brasil o uso do estimulador para tratamento da depressão resistente, uma nova indicação da terapia, que já vem sendo utilizada para estes casos de depressão resistente há 5 anos nos EUA e Inglaterra. O sistema SYMMETRYTM é um sistema de programação de última geração para o tratamento de pacientes com depressão refratária (resistente à medicamentos).

 

Neste mês, a tecnologia foi implantada pela primeira vez no Brasil em dois pacientes com depressão grave. Os procedimentos foram realizados no dia 11 de agosto pelo neurocirurgião Dr.Wuilker Knoner Campos no Hospital SOS Cárdio após avaliações para este protocolo pelo psiquiatra Dr. Matheus Souza Seglich, em Florianópolis.

 

Segundo o Dr. Wuilker, atualmente, "estes pacientes com depressão refratária representam 30% da população de pacientes com depressão. Além de altas taxas de suicídio, estes pacientes internam com mais frequência em clínicas psiquiátricas, fora o tempo de vida útil perdida de vida social, trabalho e lazer relacionados à doença e efeitos colaterais dos vários tratamentos”.

 

O SYMMETRY, juntamente com todos os geradores para terapia VNS da LivaNova, recebeu a aprovação da Anvisa em 2019. Nos Estados Unidos, os geradores foram aprovados em 2017 pelo FDA, órgão regulador de produtos de saúde e alimentação, e pela Comunidade Europeia em 2018. Os testes clínicos nos EUA começaram em 2018, chegando à marca de 795 pacientes em 5 anos de estudos no projeto RECOVER. Os resultados desse processo indicaram melhora significativa da depressão refratária em aproximadamente 70% dos envolvidos, além da diminuição nos índices de suicídios relacionados à depressão.

 

O sistema de programação de última geração permite ao médico adequar o funcionamento do SYMMETRY às necessidades e respostas de cada paciente. É também possível iniciar novos tratamentos, como o uso de medicação ou psicoterapia, mesmo depois da ativação do gerador. Além disso, a maioria dos efeitos colaterais comuns do SYMMETRY são leves e se tornam menos perceptíveis com o tempo, sendo ele também uma boa opção para pessoas com intolerâncias médicas a antidepressivos.

 

Sobre a terapia VNS

A terapia VNS apresenta um perfil de segurança e eficácia comprovada clinicamente como favorável para o tratamento de depressão refratária em adultos. Essa tecnologia utiliza um dispositivo implantável para estimular o nervo vago, localizado no pescoço e considerado um grande elo de comunicação entre o corpo e o cérebro. Na Terapia VNS, um impulso elétrico é transmitido pelo gerador e se propaga para o cérebro, onde é disperso em diferentes áreas e auxilia no melhor funcionamento de algumas células nervosas. A Terapia VNS é popularmente chamada de “marca-passo cerebral” e seu uso é aprovado no tratamento de epilepsia e depressão. Com mais de 25 anos de experiência e mais de 100.000 pacientes atendidos, a terapia da LivaNova é utilizada em várias partes do mundo. Para obter mais informações, visite https://vnstherapy.com

 

Sobre a Depressão 

A depressão é um transtorno caracterizado por sentimentos de incapacidade, irritabilidade e pessimismo, isolamento social, perda de prazer, prejuízos à memória e raciocínio, baixa autoestima e tristeza. Essa condição afeta as capacidades de trabalhar, dormir, estudar, comer, socializar, entre outros. A depressão está se tornando um problema progressivamente mais comum. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que até 2030 a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas [1]. Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas [2], segundo a OMS. 

É definida como depressão refratária o transtorno depressivo com resistência a tratamento medicamentoso e psicoterapêutico. Há a necessidade de tratamento pelo resto da vida de aproximadamente 90% dos pacientes que não apresentam resposta positiva a pelo menos duas tentativas de tratamentos diferentes, sendo menos de 15% dos pacientes capazes de atingir remissão completa [3]. 

Dentre os casos de depressão em geral, estudos apontam que a depressão refratária corresponde a mais de 20% dos casos [4]. Além disso, 30% a 40% dos pacientes deprimidos não respondem ao tratamento com antidepressivos, mesmo em uso de doses e duração adequadas [5] e de 60% a 70% não conseguem atingir remissão completa [6]. Esses dados mostram a necessidade de buscar novas alternativas de tratamento. 

No Brasil, a depressão atinge aproximadamente 15,5% da população em algum estágio da vida, sendo a prevalência de 20% em mulheres e de 12% em homens. Conforme dados da OMS, a depressão situa-se em 4º lugar entre as principais causas de morte por doenças no mundo, correspondendo a 4,4% dos ônus [7].

 

Procedimento de implante da Terapia VNS 

• O procedimento da Terapia VNS não envolve cirurgia cerebral.

• A cirurgia, rápida e segura, geralmente é realizada sob anestesia geral e com internação de hospital dia (alta em menos de 24h).

• Através de uma pequena incisão, o gerador de pulso é implantado sob a pele abaixo da clavícula esquerda ou próximo da axila esquerda.

• Uma segunda pequena incisão é efetuada no pescoço para fixar três pequenos eletrodos ao nervo vago esquerdo. Os eletrodos são ligados ao gerador por um condutor sob a pele.

• Após a cirurgia, além das duas pequenas cicatrizes decorrentes das incisões, o gerador fica quase imperceptível, e apenas uma leve elevação pode ser percebida na pele do peito onde foi implantado 

Em adição à estimulação intermitente padrão, é possível programar o dispositivo para as necessidades específicas do paciente e modular melhor o tratamento da depressão refratária. A programação é feita pelos médicos responsáveis por meio de um tablete por bluetooth (telemetria). A estimulação magnética sob demanda é um benefício único da terapia de eletroestimulação do nervo vago, que oferece mais qualidade de vida aos pacientes e suas famílias.

 



LivaNova
https://www.livanova.com/epilepsy-vnstherapy/pt-br/hcp/contato
https://www.livanova.com/depression/en-us/what-is-symmetry



Referências:

1 : SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA, Depressão será a doença mais comum do mundo em 2030, diz OMS, 2009. Disponível em : https://www.sbcm.org.br/v2/index.php?catid=0&id=1317

2 :MINISTÉRIO DA SAÚDE, Na América Latina, Brasil é o país com maior prevalência de depressão, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/na-america-latina-brasil-e-o-pais-com-maior-prevalencia-de-depressao

3 : RUSH et al, Sequenced treatment alternatives to relieve depression (STAR*D): rationale and design , 2004. Disponívelem: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0197245603001120

4 :PAYKEL, E.S., Achieving gains beyond response, 2002. ActaPsychiatrScand Suppl.

5 : NIERENBERG, A.A e AMSTERDAM J.D, Treatment-resistant depression: Definition and treatment approaches, 1990. J Clin Psychiatry.

6 : O'REARDON J.P. e AMSTERDAM J.D. ,Treatment-resistant depression: Progress and limitations, 1998. Psychol Ann.

7 : MINISTÉRIO DA SAÚDE, Depressão. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/depressao


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados