Saiba
como cuidar bem desses colaboradores para impactar sua empresa
Diante dos
desafios vivenciados pela população nos tempos recentes, certos elementos
adquiriram maior importância. Os indivíduos tomaram consciência da
significância dos momentos de recreação, das conexões positivas com colegas e
da preservação da saúde. Portanto, encorajo os gestores empresariais a
adaptarem-se às novas aspirações da sociedade, a fim de proporcionar um
tratamento adequado aos seus estagiários. Afinal, uma boa vivência faz a
diferença para a formação e retenção de uma equipe de qualidade, resultando em
melhores números para o negócio. Na véspera do Dia do Estagiário, comemorado no
dia 18 de agosto, entenda mais sobre a modalidade!
Os
colaboradores possuem novos desejos e objetivos
No contexto
pós-pandemia, os formatos de atuação remoto e híbrido estão se tornando cada vez
mais populares no mercado. Isso também é válido para as gerações mais novas, em
busca de melhor qualidade de vida e as corporações estão cientes dessas
necessidades. Segundo uma pesquisa da Global Flexible Offices Market Research
Report, para 78% dos entrevistados, oferecer essa flexibilidade permite
expandir o grupo.
Essa tendência se
consolidará nos próximos anos, pois as mudanças vieram para ficar. Os jovens,
em particular, não querem apenas um emprego com um bom salário. Há um consenso
geral do anseio por um projeto de carreira aliado à qualidade de vida. O
dinheiro já não é o fator principal e existem outras iniciativas mais
atrativas. Ações voltadas para a saúde mental e a compreensão do melhor para o
integrante são fundamentais para ele se sentir mais confortável e produtivo em
sua rotina diária.
Nesse contexto, o
estágio ganha valor ainda maior. Afinal, além da bolsa-auxílio, os
participantes do programa têm direito a outros benefícios imensuráveis. Os
principais são a vivência no dia a dia empresarial tendo contato direto com a
futura profissão, expansão da rede de contatos para construção de networking,
oportunidade de expor suas ideias e explorar seu potencial. O objetivo central
é o desenvolvimento prático da teoria aprendida em sala de aula. Trata-se de
uma chance para atuar em diversas áreas relacionadas a sua formação, ganhando
experiência e uma visão mais ampla.
Ainda, é concedido
o auxílio-transporte quando houver necessidade de deslocamento e 30 dias de
recesso remunerado a cada 12 meses na mesma corporação. Ademais, bonificações
podem ser disponibilizadas para aumentar a motivação e o engajamento da equipe,
como day off no aniversário, comissão por metas atingidas, entre
outras. Para isso, a criatividade pode ser usada à vontade. Caso esse membro
tenha um bom desempenho durante o período máximo de dois anos em uma
organização, ele pode ser efetivado. Dessa forma, passa para o regime da
Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, ingressando no quadro de funcionários.
Logo, é uma forma de lapidar uma joia de acordo com a cultura e o propósito do
empreendimento, deixando-o pronto para dar sequência no ciclo de sucesso.
A
experiência do colaborador vale muito
De acordo com
pesquisa da Gartner, nunca houve tanto investimento na área de Employee Experience
(EX). Mais de 80% das empresas apostam nesse atributo. Se nas últimas décadas
as organizações aprenderam a importância da satisfação do cliente, agora estão
focando no time. Esse reconhecimento é impulsionado por fatores como aumento da
concorrência local e global por talentos, índices crescentes de rotatividade,
novas expectativas em relação à carreira e a diminuição da separação entre vida
pessoal e profissional (especialmente após a pandemia).
Embora seja um
assunto relativamente novo, já existem dados comprovando o impacto do EX no
desempenho das organizações. Esse conceito é a soma de todas as interações,
ações, observações e emoções dos colaboradores com a contratante. Essa
definição simples pode ser resumida como "todas as vivências ao longo da
jornada", desde o primeiro contato no processo seletivo até o último dia
na companhia. Portanto, adotar essa perspectiva significa compreender as
necessidades e agir em todas as vertentes do negócio.
Por um lado, temos
o desenho organizacional baseado nas expectativas e necessidades dos
integrantes, onde construímos processos e políticas, como modelos de
reconhecimento e recompensa, recrutamento e integração, entre outros. No
entanto, existem os reais desejos das pessoas. A EX, nesse contexto, é simplesmente
a interseção dessas duas perspectivas.
Como
fazer isso na prática?
Para promover
melhorias no cenário do país, é necessário incorporar certos hábitos à cultura
das instituições. As pausas ativas são um excelente exemplo. Trata-se de
pequenos intervalos ao longo do expediente, preferencialmente a cada duas
horas. Durante esses momentos, os indivíduos interrompem suas tarefas para
realizar atividades conscientes de dois a cinco minutos. Isso pode envolver
meditação, alongamento ou exercícios específicos para elevar a circulação, a
postura e a saúde das articulações.
Essa simples
prática trará maior disposição e concentração, reduzirá a tensão muscular e o
estresse, auxiliará no gerenciamento da rotina, diminuirá a sensação de fadiga
ao final do dia, facilitará e melhorará a qualidade do sono. Consequentemente,
ao longo do tempo, os resultados profissionais serão aprimorados.
Entretanto, não é
suficiente passar uma hora e oito sentado em frente ao computador. O corpo e a
mente enviam sinais como ansiedade, Burnout, dores nas costas, enxaquecas,
problemas circulatórios, enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros.
Nesse sentido, os líderes executivos podem promover uma série de iniciativas
nesse aspecto, mas possibilitando a participação da equipe. Portanto, é
fundamental oferecer alternativas e compreender sua importância, promovendo o
relaxamento de todos.
Por fim, para
atrair os melhores talentos para trabalhar ao seu lado, a inovação é a chave do
sucesso e tem se tornado cada vez mais interessante divulgar oportunidades de
forma criativa. Além disso, é essencial transmitir o propósito do local e da
posição para os candidatos terem uma visão mais abrangente. Um plano de
carreira sólido, senso de pertencimento, ter sua voz ouvida e o reconhecimento
também são fatores determinantes nesse momento. Assim, aumenta o nível de
satisfação de todo o grupo e chama a atenção do público.
Portanto, esteja
sempre atento com essa questão e cuide bem de seus estagiários. Dessa forma,
eles terão mais prazer em realizar suas demandas, se desenvolverão com mais
naturalidade e, em breve, podem ocupar cargos altos no seu negócio. Além disso,
você estará ajudando a economia e a educação do Brasil. Conte com a Abres!
Carlos
Henrique Mencaci - presidente da Associação Brasileira de Estágios - Abres
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