Executivas do
Grupo Simão apontam nove pontos essenciais para quem quer começar certo
Empreender no ramo da gastronomia pode ser uma
empreitada emocionante, mas também requer um planejamento bastante cuidadoso
para garantir o sucesso do negócio. Da pesquisa de mercado à escolha dos
utensílios certos, quem deseja montar um pequeno restaurante, uma sorveteria ou
um café, entre outras alternativas, deve começar buscando boas referências no
setor para se inspirar.
De acordo com Mislene Lima, especialista em
encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de
30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, montar
um restaurante é um processo desafiador, mas com uma preparação adequada e
dedicação tudo se torna mais fácil. “Esteja preparado para aprender com os
erros e estar sempre aberto a inovações e melhorias no seu empreendimento”,
aconselha.
Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, existem
alguns passos importantes relacionados ao planejamento e gestão de um negócio
que o empresário não pode abrir mão ao começar. “Não basta apenas desejar dar
certo, é preciso elaborar um bom plano, escolher bem a localização e estar
atento à qualidade em todos os processos, entre outras coisas”, afirma.
Mas se não houver opção de abrir um restaurante
inicialmente, uma alternativa é a modalidade Dark Kitchen, que permite testar o
conceito gastronômico com menor risco e custo antes de investir em um ponto
comercial.
Confira nove pontos essenciais sugeridos pelas
empreendedoras para quem quer abrir um pequeno negócio na área de gastronomia:
- Pesquisa
de mercado: É preciso realizar uma boa pesquisa inicial para
entender a demanda local, o perfil do cliente, os concorrentes e as
tendências atuais.
- Plano
de negócios: Um bom plano de negócios deve incluir a visão do
empresário, missão, análise de mercado, estratégia de marketing, projeções
financeiras e detalhes operacionais.
- Localização
que funcione: A localização do negócio deve ser a melhor possível para
atrair o público. Ou seja, funcionam melhor áreas movimentadas, de fácil
acesso e próximas a esse público.
- Elabore
o cardápio com carinho: O que será servido deve estar alinhado com a
proposta do restaurante e com as preferências dos clientes locais.
Lembre-se de incluir opções vegetarianas e veganas se possível.
- Tenha
fornecedores confiáveis: A qualidade é fundamental e deve estar presente
tanto nos alimentos quanto nos utensílios utilizados. “Bons parceiros
ajudam o negócio a caminhar melhor e crescer. É o que percebemos ao longo
de tantos anos atuando com negócios na área de gastronomia”, conta
Mislene.
- Atendimento
excepcional: Treine a equipe para surpreender no atendimento, não importa
se é uma cafeteria ou um restaurante. Também esteja aberto ao feedback dos
clientes para melhorar sempre.
- Delivery:
Priorize a qualidade das embalagens e o cuidado na entrega para garantir a
satisfação dos clientes. É preciso também saber escolher embalagens para
delivery, de acordo com o tipo de negócio e produto.
- Cuidado
com a gestão financeira: As finanças precisam estar bem controladas para
que o empresário saiba o que está havendo com o negócio. “Mantenha um
controle rigoroso das receitas e despesas, monitorando regularmente”,
sugere Lidiane.
- Use
e abuse do Marketing: É fundamental aproveitar as alternativas que o
Marketing possibilita. Atualmente, quem não é visto não é lembrado, por
isso as executivas sugerem que o empreendedor da área gastronômica invista
em um bom site, tenha redes sociais atualizadas e faça promoções para
atrair os primeiros clientes.
Mislene Lima - especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
Lidiane Bastos - administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
Grupo Simão
https://gruposimao.com.br/
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