Profissional é responsável pelo atendimento e por promover diferentes experiências aos clientes
Celebrado no
dia 11 de agosto, o Dia do Garçom reconhece o trabalho desenvolvido por estes
profissionais no mercado de alimentação. As responsabilidades vão desde
auxiliar a recepcionista a acomodar os clientes e seus pertences, até
providenciar os cardápios sugerindo pratos, a melhor bebida, drinque ou quem
sabe um vinho que harmonize com o pedido. Ele é quem responde às dúvidas quanto
a história do lugar e as referências do prato escolhido. Entre as suas
atividades diárias, ainda estão: anotar e lançar os pedidos, receber a conta e
despedir-se do cliente, tudo isso garantindo um serviço e atendimento com muita
hospitalidade e eficiência, buscando como o resultado uma experiência memorável
para os consumidores de um restaurante, bar, café, padaria ou lanchonete. Para
exaltar a importância dos garçons, Glauco Moreno, consultor de Treinamento na
Galunion, explica as qualificações, treinamentos e peculiaridades da profissão.
Para o
especialista, como o garçom é quem realiza os serviços à mesa, ele também atua
como um consultor de vendas que lida diretamente com o cliente, representando a
fala, a comunicação é 'quem diz sobre o negócio', enquanto os maitres ou
líderes, representam os olhos, o olhar que direciona a estratégia do serviço.
“Em um restaurante o trabalho do garçom inicia com a organização do salão. É o
que chamamos de pré-operação, em que como um check list e muita atenção aos
detalhes, confere-se desde a limpeza do local, o alinhamento e montagem das
mesas e cadeiras, até os materiais que serão utilizados no atendimento do dia.
Essa é a primeira lição para quem quer tornar-se um profissional do ramo, que é
entender que o cenário também proporciona atendimento, já que a primeira
impressão é a que fica, logo o local compõe o cartão de visitas do negócio”,
revela.
Após
realizadas as tarefas pré-operacionais, o garçom deve receber as orientações do
dia, como eventos específicos, sugestões de pratos, itens faltantes no
cardápio, isso junto a um discurso que alinhe a comunicação entre equipe de
cozinha e serviço, e outros exemplos, como metas de venda etc. Estando
tudo preparado, e hora de abrir as portas.
Requerimentos
Sem dúvida alguma, esse profissional precisa de competências sociais e
emocionais, ou seja, que dizem respeito às suas atitudes, comportamentos e
compromissos com a equipe junto aos clientes e com o negócio. Carregar bandeja,
decorar o cardápio, servir as bebidas, tudo isso é muito fácil de treinar.
Difícil mesmo é ensinar as pessoas sobre empatia, gentileza, controle das
emoções e a disposição para servir. Essas habilidades, além de necessárias ao
garçom, precisam ser continuamente exercitadas primeiramente entre os membros
da equipe. Aliás, esta é uma das habilidades mais importantes ao garçom: o
trabalho em equipe.
“Em nossa
visão, o desempenho superior de uma equipe de garçons requer menos competição e
muito mais um clima de colaboração. Trabalho em equipe é fator crucial se o
restaurante deseja resultados financeiros significativos, assim como
proporcionar uma experiência memorável aos seus clientes”, ressalta Glauco
Moreno.
Cursos Profissionalizantes
Em geral, os cursos capacitam profissionais nos temas como atendimento ao
cliente, hospitalidade e serviço, técnicas de vendas, comunicação, apresentação
pessoal, alguma noção básica em relação à segurança alimentar e técnicas de
segurança no trabalho. Também é possível encontrar capacitação em noções de
enologia, iniciando o profissional a uma compreensão básica no mundo dos vinhos
e até categorias de diferentes serviços em restaurante, como serviço a
americana, a francesa, a inglesa direta e indireta, e atuações como em hotel,
room-service, em cruzeiros e restaurantes à la carte. Segundo o
consultor de treinamento da Galunion, o curso ideal é aquele em que o aluno é
colocado como responsável pelo seu desenvolvimento, trabalhando a competência
de senso de dono, possibilitando se colocar em situações de 'xeque' com o
benefício de treinar, ensaiar e praticar o aprendizado.
São diversos
cursos e especializações para os que querem aprimorar seus conhecimentos, como
bartenders, cursos de sommelier, gastronomia, liderança e especializações
direcionadas ao perfil gerencial, que são específicos a estratégia do negócio.
Muitos restaurantes e empresas de alimentação também se comprometem a formar
esse profissional, iniciando-o na carreira como cumim. É uma atividade com
bastante oportunidade.
Particularidades da profissão
Normalmente, as pessoas embarcam nessa atividade pela via do subemprego, por
indicação ou como um freelancer. No entanto, embora seja
possível desempenhar as funções do garçom sem experiência, não se trata só de
carregar bandeja. “Para se destacar nesse mercado, ser reconhecido e crescer
profissionalmente é preciso estudar e se dedicar ao aperfeiçoamento dessa
função, como um atleta, músico, ator que pratica e ensaia muito, antes da sua
apresentação. Esse é um bom exemplo, porque é comum nas profissões de pessoas
que se apresentam ao público treinar, exercitar e praticar técnicas de
comunicação, com tarefas e aprendizados que não se esgotam. Ou seja, quer ser
um bom garçom, saiba que o estudo e o treino são contínuos nessa profissão. O
que não é nada ruim, se pensar que é assim que se dá o crescimento de carreira num
restaurante. É comum conhecer um gerente de unidade que iniciou como cumim ou
auxiliar de serviços gerais e cresceu profissionalmente ao perceber que a
partir da profissão garçom surgem várias oportunidades e muita empregabilidade
num setor que dificilmente está em crise”, finaliza Glauco Moreno.
GALUNION
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