Novo estudo analisa as técnicas da neurociência que podem ser usadas em escolas
Aprender
novas tarefas e conhecimentos nem sempre é uma tarefa fácil, no entanto,
existem técnicas que podem ajudar nesse processo, uma das que mais tem ganhado
destaque é a chamada neuroeducação.
O que
é neuroeducação?
Neuroeducação é uma técnica que utiliza princípios e descobertas da neurociência para aprimorar o processo de aprendizado. Ao integrar conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro e seus processos cognitivos, a Neuroeducação possibilita o desenvolvimento de estratégias mais eficazes no ensino, personalizando as abordagens para melhor se adaptarem às necessidades dos alunos.
Essa
abordagem permite direcionar práticas pedagógicas com o objetivo de
potencializar habilidades como a memória, a comunicação e a assimilação de
novas ideias. Compreender como o cérebro aprende é fundamental para criar
ambientes de aprendizagem mais estimulantes e favoráveis ao desenvolvimento
intelectual e emocional dos estudantes.
Como
entender o cérebro pode ajudar na transmissão de conhecimentos?
De
acordo com o mestrando em neurociências e professor de Yoga Ravi Kaiut, responsável pelo estudo recente “Neuroeducação: Quais são as técnicas mais usadas nas escolas
utilizando a neurociência?”, em parceria com o chefe do departamento de
saúde da universidade estadual de Idaho nos Estados Unidos, Henry Oh, e o Pós
PhD em neurociências Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é
possível ensinar melhor quando se entende os processos cognitivos por trás do
aprendizado.
“Entender o funcionamento do cérebro é essencial para aprimorar o ensino, pois permite uma abordagem mais embasada e eficiente no processo de aprendizagem. A neurociência traz informações sobre como o cérebro assimila e retém informações, permitindo o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais alinhadas com as capacidades cognitivas de cada aluno”.
“Como professor é importante que eu saiba apresentar uma informação da forma em que ela será melhor assimilada pelo aluno e ao utilizar princípios da neuroeducação nas minhas aulas pude notar uma melhora importante. Ao conhecer os mecanismos neurais envolvidos na memória, atenção e motivação, os educadores podem adaptar suas metodologias, tornando-as mais eficazes” Afirma Ravi Kaiut.
Ravi Kaiut - foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo. Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Ensina atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga em Curitiba.
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