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domingo, 6 de agosto de 2023

Neuroeducação: Entender o cérebro ajuda a transmitir conhecimento

Novo estudo analisa as técnicas da neurociência que podem ser usadas em escolas 

 

Aprender novas tarefas e conhecimentos nem sempre é uma tarefa fácil, no entanto, existem técnicas que podem ajudar nesse processo, uma das que mais tem ganhado destaque é a chamada neuroeducação.

 

O que é neuroeducação?

 

Neuroeducação é uma técnica que utiliza princípios e descobertas da neurociência para aprimorar o processo de aprendizado. Ao integrar conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro e seus processos cognitivos, a Neuroeducação possibilita o desenvolvimento de estratégias mais eficazes no ensino, personalizando as abordagens para melhor se adaptarem às necessidades dos alunos.

 

Essa abordagem permite direcionar práticas pedagógicas com o objetivo de potencializar habilidades como a memória, a comunicação e a assimilação de novas ideias. Compreender como o cérebro aprende é fundamental para criar ambientes de aprendizagem mais estimulantes e favoráveis ao desenvolvimento intelectual e emocional dos estudantes.

 

Como entender o cérebro pode ajudar na transmissão de conhecimentos?

 

De acordo com o mestrando em neurociências e professor de Yoga Ravi Kaiut, responsável pelo estudo recente “Neuroeducação: Quais são as técnicas mais usadas nas escolas utilizando a neurociência?”, em parceria com o chefe do departamento de saúde da universidade estadual de Idaho nos Estados Unidos, Henry Oh, e o Pós PhD em neurociências Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é possível ensinar melhor quando se entende os processos cognitivos por trás do aprendizado.

Entender o funcionamento do cérebro é essencial para aprimorar o ensino, pois permite uma abordagem mais embasada e eficiente no processo de aprendizagem. A neurociência traz informações sobre como o cérebro assimila e retém informações, permitindo o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais alinhadas com as capacidades cognitivas de cada aluno”.

Como professor é importante que eu saiba apresentar uma informação da forma em que ela será melhor assimilada pelo aluno e ao utilizar princípios da neuroeducação nas minhas aulas pude notar uma melhora importante. Ao conhecer os mecanismos neurais envolvidos na memória, atenção e motivação, os educadores podem adaptar suas metodologias, tornando-as mais eficazes” Afirma Ravi Kaiut.

  


Ravi Kaiut - foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo. Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Ensina atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga em Curitiba.


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