Empresas esperam que funcionários se adaptem rapidamente a qualquer tecnologia que é inserida na rotina de trabalho Freepik |
Com expectativa de 60% dos empregos como conhecemos hoje desaparecerem devido à automação, empresas apostam em novas tecnologias e profissionais buscam alfabetização digital
Mais da metade das ocupações que existem hoje no
Brasil podem desaparecer em cerca de duas décadas. Essa é a conclusão de pesquisadores
vinculados à consultoria IDados e ao ISE Business School, que utilizaram
como base um modelo da Universidade de Oxford e adaptaram os cálculos para a
realidade do mercado de trabalho do Brasil. Eles calculam que 58,1% dos
empregos no país podem desaparecer em cerca de vinte anos devido à automação,
considerando as tecnologias já existentes. Em meio às mudanças que começam a
acontecer na forma como conhecemos muitas profissões, a saída é apostar na
requalificação dos trabalhadores e inserir a Inteligência Artificial nos
processos.
Com a acelerada digitalização, estão na frente as
empresas com profissionais que trabalham apoiados pelas constantes inovações
tecnológicas. Mas, para as organizações que não nasceram digitais nem operam
nesse setor, a dificuldade começa em encontrar os profissionais certos para
compor a equipe. "Para se manterem atualizadas, as empresas precisam se
reinventar e abrir espaço para a disrupção digital. Mas, antes de mais nada, o
primeiro passo está em buscar por talentos com competências profissionais e
habilidades comportamentais inatas, que conhecemos como hard e
soft
skills", destaca o diretor-executivo da TOTVS Curitiba, Márcio
Viana.
Alfabetização digital
A demanda do mercado de trabalho por profissionais
com conhecimento digital vem crescendo de forma consistente desde os anos 1980.
A tecnologia deixou de ser algo específico de alguns poucos setores e, agora,
os empregadores desejam um grau de conhecimento digital até para cargos não
relacionados com áreas como Tecnologia da Informação (TI). "Cada nova
ferramenta que é desenvolvida e implementada amplia as exigências de
conhecimento dos profissionais", explica Márcio Viana. "É uma corrida
entre o conhecimento digital e a tecnologia, porque quanto mais a tecnologia
avança, mais rapidamente precisamos atualizar nossos conhecimentos."
As empresas esperam que os funcionários se adaptem
rapidamente a qualquer tecnologia que é inserida na rotina de trabalho. Segundo
Márcio Viana, a alfabetização digital é um pré-requisito para aqueles que
querem alcançar o sucesso em uma sociedade em que a comunicação e o acesso à
informação dependem cada vez mais das tecnologias. "O conceito engloba a
ampla compreensão de uma série de ferramentas digitais que permitem que o
profissional desempenhe suas funções, desde o uso de aplicativos em celulares
até sistemas integrados de gestão empresarial", conclui o
diretor-executivo da TOTVS Curitiba.
https://www.totvs.com/
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