Marketplaces se consolidam como tendência no varejo digital e ajudam quem quer ampliar oferta de produtos ou canais de venda a alavancar resultados, principalmente em datas como a Black Friday
A transformação
digital dos negócios e os novos hábitos de consumo seguem em alta e isso pode
ser percebido pelos resultados do varejo online. As datas comemorativas e
comerciais do segundo semestre do ano são extremamente importantes para o
comércio digital, especialmente a Black Friday. No ano passado, o comércio
digital faturou um total de R$6,1 bilhões, o que representou uma queda de 23%
em relação ao ano anterior. E, justamente por isso, as empresas já estão
começando a se preparar para a data com antecedência, optando por estratégias
que possam alavancar as vendas.
“Sem dúvidas as
principais tendências de mercado e comportamento do consumidor estão conectadas
às lojas virtuais e marketplaces, mesmo com a atuação normal das lojas físicas.
Em datas como a Black Friday, as demandas online costumam ter altas
expectativas para o setor. Nesse cenário, trago como estratégias para os
negócios, o Marketplace In e o Marketplace Out que podem ajudar a aumentar a
receita de sellers e de quem gerencia as plataformas em datas comemorativas que
possuem alta demanda. Esse modelo de negócio mais colaborativo está em
crescimento e é uma característica forte da transformação digital”, pontua
Matheus Pedralli, CEO da Omnik, empresa do Grupo FCamara, especializada em transformar
e-commerces em marketplaces escaláveis.
As
diferenças e vantagens de cada modelo
Entender as
diferenças e vantagens das duas estratégias é fundamental para tomar decisões
mais assertivas nesse período do ano. No Marketplace In, o foco é ampliar a
diversidade da oferta. Isso se aplica, por exemplo, quando uma loja virtual
identifica uma base de clientes consolidada que poderiam estar comprando mais
se ofertasse uma diversidade maior de produtos.
“Ao identificar
esse público, o empreendedor abre seu próprio marketplace e faz a captação de
sellers para que eles vendam em sua plataforma, o que dispensa grandes
investimentos em estoque. Uma das grandes vantagens é o conhecimento prévio que
se tem do público. Fica mais fácil construir um portfólio que interesse aos
consumidores, acelerar as vendas e aumentar a frequência de compra na loja.
Além disso, é uma estratégia que favorece a conquista de novos clientes, impactando
também a escalabilidade do negócio e o faturamento”, explica Matheus.
Já no Marketplace
Out, o propósito principal é ampliar os canais de venda. Dessa forma, em vez de
abrir seu próprio marketplace, as marcas buscam plataformas já estruturadas, onde
possam ofertar os seus produtos. “A expectativa aqui é buscar players que já
possuam grande audiência e relevância e usá-los para otimizar as vendas.
Mapeiam-se plataformas que estejam abertas a receber novos sellers e paga-se
uma comissão por venda realizada. Além de aproveitar uma base de clientes já
estabelecida, aproveita-se o forte investimento em mídia que essas plataformas
mais consolidadas fazem”, comenta o CEO.
Como
escolher a melhor estratégia para a Black Friday
O executivo
destaca que é preciso conhecer o momento em que o negócio se encontra para
identificar a melhor estratégia em cada caso. “As empresas precisam entender o
momento do negócio e suas necessidades, questionando sua relevância em volume
de visitas e alcance, sua posição em relação aos concorrentes, se de fato sabe
o que o cliente consome e qual é o seu perfil, entre outros fatores que ajudam
a tomada de decisão. Além disso, devem ter em mente que não existe uma
estratégia ideal. O que existem são objetivos diferentes dentro de um modelo de
negócio colaborativo e omnichannel e que é possível, inclusive, adotar o
mutualismo com garantia de ganho, ou seja, conciliar Marketplace In e
Marketplace Out e explorar as vantagens de ambos”.
Pedralli
acrescenta ainda que buscar apoio especializado ajuda tanto na identificação
das melhores soluções, quanto na implementação das estratégias escolhidas. “Os
resultados sempre vão depender de decisões assertivas e de ações bem
planejadas, por isso reforçamos sempre a questão de se preparar com antecedência.
Como especialistas em soluções para e-commerce e marketplaces, uma certeza que
podemos dar é que o varejo digital segue cada vez mais forte e que é preciso
aproveitar as tendências. Todos os mercados podem se beneficiar dos
marketplaces, pois as soluções existentes podem ser adaptadas e customizadas
para cada tipo de negócio”, finaliza.
www.fcamara.com
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