Pesquisar no Blog

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Micropigmentação na córnea traz autoestima para pessoas cegas

 

Pouco conhecida do grande público, a ceratopigmentação ou tatuagem corneana consiste em implantar pigmentos na córnea para alterar sua coloração. É um procedimento cirúrgico que deve ser realizado por oftalmologista, apesar de fazer parte do segmento micropigmentação paramédica que engloba micropigmentação para pessoas que passaram por algum trauma que afeta alguma parte do corpo causando manchas, cicatrizes ou perda de cabelo.

Para Alisson Schuster, criador do grupo Haut, composto das empresas Haut Academy (formação e capacitação de profissionais), Haut Technology (Indústria de equipamentos e insumos ) e Haut Medical (fabricação dos Dermo cosméticos), esta é uma vertente da micropigmentação que ajuda pessoas com problemas no globo ocular:

“Este método é antigo. Há mais de duas décadas que lesões corneanas são tratadas de maneira cosmética após eventos traumáticos na íris usando pigmentos específicos e se tornou uma alternativa às técnicas de transplante de córnea e uso de lentes de contato cosméticas”.

Alisson lembra que o procedimento é indicado para pacientes com cicatriz corneana periférica ou que apresentem intolerância às lentes de contato estéticas A aplicação do pigmento nestes casos é indicado para quem tem opacidade de córnea e atrofia do globo ocular:

“O procedimento é usado em pessoas que sofreram algum acidente no globo ocular ou que foram vítimas de doenças na retina. Geralmente quem passa por estes problemas fica permanentemente cega e apresenta olhos completamente brancos. Como não há possibilidade da volta da visão, a ceratopigmentação tem a missão de recriar a aparência do olho, melhorando a autoestima da pessoa”.

Outros casos em que a ceratopigmentação é amplamente utilizada envolve causas congênitas ou que tiveram sequelas de doenças como o sarampo.



Técnica nas mãos de especialistas

O procedimento, por ser cirúrgico, é atribuição exclusiva de um médico oftalmologista em ambiente preparado. Geralmente, a ceratopigmentação acontece em duas fases:

01 - Retirada da córnea com um laser no primeiro estágio para a criação de um canal para aplicar o corante.

02 - O pigmento é injetado nesses pequenos túneis e implantado novamente.

“O método era muito usado para tratar olhos cegos e traumáticos, mas ganhou popularidade para fins cosméticos justamente quando se percebeu que as pessoas com problemas nos olhos” completa Alisson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados