Me. Anderson
Barros da Silva, coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da Cruzeiro
do Sul Virtual, explica as principais competências que os profissionais devem
se atentar e preparar
Por muito tempo o mercado
de trabalho valorizou profissionais com habilidades ligadas a cargo ou função
que o profissional ocupava e desejava. Contudo, com as constantes mudanças e
novas tecnologias, as empresas passaram a falar em competências profissionais,
sendo este um fator essencial na hora da escolha de um candidato.
E neste
cenário de novas necessidades do mercado, as companhias e recrutadores passaram
a ver com diferencial as habilidades, competências e comportamentos
profissionais, que podem ser desenvolvidas, mobilizadas e consolidadas, além de
cursos e certificados.
De acordo
com o Me. Anderson Barros da Silva, coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos
da Cruzeiro do Sul Virtual, atualmente tem dois conceitos destaques no mercado
de trabalho que estão sendo considerados com grande diferencial competitivo: Hard Skills e Soft Skills. “Estes
são um conjunto de diferentes habilidades, que conhecemos como competências,
que as pessoas podem possuir”.
Mas o que
são Hard e Soft Skills?
As hard skills referem-se ao
conjunto de habilidades técnicas, isso é, às competências específicas e
tangíveis, seja de uma área ou campo específico. “Estas são geralmente
adquiridas por meio de treinamento de educação formal e experiência prática,
como as de um curso técnico, tecnológico, bacharelado e licenciatura. Assim
como podem ser avaliadas por uma aptidão em relação ao domínio e operação das
novas tecnologias e software, conhecimento de
idiomas estrangeiros, entre outros,” explica Anderson.
Já as soft skils, o professor destaca
que estão relacionadas a competências de comportamento, ou seja, são
habilidades comportamentais e sociais que não estão necessariamente
relacionadas a conhecimentos técnicos específicos, justamente por esse motivo,
estas são mais difíceis de serem quantificadas, avaliadas e ensinadas
formalmente, pois estão relacionadas aos traços de personalidade, atitudes e
desenvolturas interpessoais. “Essas representam as desejadas competências
socioemocionais, que incluem as habilidades de comunicação, liderança,
pensamento crítico, colaboração, empatia, resolução de problemas, criatividade,
adaptabilidade e inteligência emocional. O grande diferencial é que essas
competências são transferíveis e podem ser aplicadas em várias situações e
contextos”.
“Ambas são
importantes no mercado de trabalho, e, muitas vezes, uma combinação equilibrada
das duas tem sido a grande procura dos empregadores, pois, enquanto as hard skills são essenciais para
realizar tarefas técnicas e específicas do trabalho, as soft skills são fundamentais
para aprimorar a comunicação, colaboração, liderança e adaptabilidade,
tornando-se valiosas em qualquer ambiente de trabalho”, diz o professor de
Gestão de Recursos Humanos.
Pensando no
cenário de soft e hard skills
valorizadas no mercado de trabalho, que está em transformação, o que acaba por
exigir profissionais capacitados agir de forma inovadora e empreendedora,
Anderson Barros elencou as habilidades e competências promissoras para os
profissionais considerarem em sua trajetória.
Entre as soft skills mais solicitadas
encontramos: Comunicação Efetiva, Inteligência Emocional, Pensamento
Crítico-reflexivo e Solução de Problemas, Trabalho em Equipe e Colaboração,
Adaptabilidade e Flexibilidade, Liderança e Pensamento Criativo.
Já as hard
skills mais procuradas no mercado de trabalho atualmente são: Ciência de Dados
e Análise, Desenvolvimento de Software
e Programação, Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina,
Cibersegurança, Cloud Computing, Análise de Negócios, Design Gráfico e UX/UI
Design e Marketing Digital.
Barros
aponta que os profissionais devem se atentar ao fato de que a demanda dessas
competências
pode variar de acordo com o setor, a função e a
cultura organizacional, bem como em decorrência das tendências de mercado, que
estão em transformação. Assim sendo, é essencial acompanhar as últimas
tendências e requisitos do setor, assim como pesquisar e entender as
necessidades específicas do mercado, que se tem interesse.
Para
desenvolver as softs e hard skills
promissoras, o professor recomenda sempre se manter atualizado sobre as
tendências de mercado e mudar. “É importante mudar o mindset, de fixo, para crescimento, buscando
adotar e manter uma postura de aprendizado ao longo da
vida, mais conhecido como “lifelong learning”, com especializações específicas
e contínua. Outro ponto fundamental é o autoconhecimento e autoconsciência, em
que as pessoas devem conhecer suas próprias habilidades, pontos fortes e áreas
de melhoria, pois isso permitirá que seja trabalhado o desenvolvimento de
habilidades comportamentais relevantes para o mercado de trabalho atual”.
Por fim, o
coordenador de Gestão de Recursos Humanos da Cruzeiro do Sul Virtual, ressalta
que além dos profissionais se atentarem no investimento de especializações
específicas, é necessário profissionais capazes de atuar de forma eficiente e
eficaz com habilidades comportamentais socioemocionais. “Portanto, investir em
Hard e Soft Skills pode ajudar a construir uma carreira sólida e bem-sucedida.
É importante avaliar as necessidades do campo de atuação, que se tem interesse,
e buscar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, tanto nas habilidades
técnicas específicas da área, quanto nas habilidades comportamentais”.
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