Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de março de 2023

Quatro cuidados para manter a boa saúde das pernas

Cirurgião Vascular mostra que hábitos simples podem ajudar na prevenção de problemas vasculares

 

Quem não gostaria de exibir pernas lindas e livres de vasinhos em qualquer idade da vida? Esse realmente é desejo de uma grande parcela de brasileiros que sofrem com doenças vasculares nos membros inferiores e sentem os prejuízos da má circulação, não somente na aparência, mas também na saúde e no bem-estar. Isso é o que mostram os últimos dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, SBACV, em que 38% da população geral brasileira convive com varizes.

Para o cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Dr. Márcio Steinbruch, alguns cuidados diários podem prevenir o surgimento de varizes e também impedir que a doença se agrave.

“Quando falamos do cuidado com a saúde vascular nos referimos, principalmente, sobre a boa circulação. E isso é fundamental para qualquer pessoa. Ajudar o corpo a ter uma boa circulação sanguínea significa ter mais disposição e mais longevidade. Para tanto, o primeiro cuidado deve ser evitar passar longos períodos na mesma posição. Isso prejudica o retorno venoso, o que causa inchaço e sobrecarrega todo o sistema circulatório. Então, fazer pausas durante o dia para se movimentar e manter uma rotina de exercícios físicos durante a semana é uma ótima conduta”, orientou.

O segundo conselho é elevar as pernas a um nível acima do coração, de 15 a 20 minutos, pelo menos 3 vezes por dia. Esse hábito pode ajudar e muito a melhorar a circulação sanguínea, pois proporciona diversos benefícios para o corpo, como: alívio da sensação de cansaço nas pernas, a redução da retenção de líquidos nos membros inferiores, a redução da inflamação e prevenção de problemas cardiovasculares, além de auxiliar no relaxamento.

“A escolha da roupa, principalmente para as mulheres, é outro fator que pode interferir na saúde das pernas. As opções de roupas mais soltas e frescas são excelentes, principalmente durante o verão. Quando a paciente costuma usar roupas muito apertadas como cintas modeladoras e calças justas está prejudicando o retorno venoso e contribuindo lentamente para o surgimento de vasinhos. Então, vale ressaltar que os usos de meias compressivas são somente para pacientes com indicação médica e que as roupas justas se forem usadas ocasionalmente não causarão problemas”, esclareceu.

E sempre que o assunto é saúde, o peso corporal é um importante indicador. Para quem deseja ter pernas saudáveis, a última dica é manter o peso dentro dos limites adequados para sua estatura e biótipo. Estar com sobrepeso ou obesidade significa ter gordura corporal em excesso, geralmente acumulada no abdômen e no quadril. Isso aumenta significativamente a pressão na região e dificulta o retorno venoso dos membros inferiores”.

 

Dr. Márcio Steinbruch – formado pela Universidade de São Paulo (USP), é médico com especialização em cirurgia vascular pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, além disso, possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Curta as redes sociais do médico: Instagram: @livredevarizes e Facebook.com/marcio.steinbruch e www.livredevarizes.com.br/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados