Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de março de 2023

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: fique atento aos sinais!

Data é uma iniciativa internacional que tem como principal causa a prevenção


Celebrado anualmente em 24 de março, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi criado em 1983, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, ocorrida em 1882.

De acordo com dados da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo mycobacterium tuberculosis podendo desenvolver a doença. Ainda segundo a Organização, a patologia é a responsável por 1,1 milhões de mortes ao ano em todo o mundo. O Brasil ocupa a 17° posição, entre 22 países, responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo.

É importante destacar que se trata de uma doença possível de ser prevenida, tratada e até mesmo curada. E que os cuidados são essenciais, pois cada paciente infectado que não se trata, pode transmitir o vírus, em média, de 10 a 15 pessoas por ano.


Conheça os principais sintomas da tuberculose e, em caso de suspeita, procure um médico:

  • Cansaço excessivo e prostração;
  • Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
  • Febre baixa, geralmente no período da tarde;
  • Suor noturno;
  • Falta de apetite;
  • Rouquidão;
  • Emagrecimento acentuado.

Não existe fórmula mágica, a melhor forma de prevenir a transmissão da tuberculose é o diagnóstico precoce, por meio de exames de rotina, e iniciar o tratamento adequado o mais breve possível.

Vitor Moura, CEO da VidaClass Saúde, afirma que “é necessário reforçar o cuidado e a prevenção na saúde como algo rotineiro, e datas especiais têm contribuído com isso. Focando na tuberculose, é importante que a população perceba que muitas vezes, em uma ponta, existem hábitos simples de prevenção, e, na outra, consequências graves”.


Estilo de vida saudável

Prática regular de atividade física, alimentação saudável, evitar o consumo de álcool e cigarro, e cuidar de sobrepeso são algumas das orientações básicas para cuidar da saúde no geral. No caso da tuberculose, podemos fazer muitas relações diretas entre o tipo da doença e esses hábitos - como o cigarro e as consequências para o pulmão.


Check-ups, exames preventivos e visitas regulares ao médico

Com a modernização no setor de saúde, novos formatos de serviços e processos trouxeram mais acessibilidade ao público. A VidaClass Saúde, por exemplo, investe na tecnologia para aproximar médicos e população, além de simplificar processos e personalizar produtos, o que torna os custos mais acessíveis também. “Disponibilizar uma consulta ou exame de rotina a um preço justo aproxima as pessoas do cuidado com a saúde.”, finaliza Moura.

 

 VidaClass Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados