Diminuição foi maior entre a população do Distrito Federal; apenas cinco Unidades Federativas retomaram a busca pelo recurso financeiro
Em janeiro de
2023, a demanda dos consumidores por linhas de crédito foi 3,5% menor em
relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Indicador de Demanda do
Consumidor por Crédito da Serasa Experian. O levantamento mostra,
ainda, que a diminuição foi maior entre aqueles que residem no Distrito Federal
(-19,6%), sendo os únicos estados a marcarem saldo positivo: Santa Catarina
(0,1%), São Paulo (1,5%), Tocantins (2,4%), Rio Grande do Sul (2,6%), e
Amazonas (6,6%). Confira os dados gerais completos no gráfico abaixo:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “a taxa
Selic mantida em 13,75% e a entrada de um novo governo, que sempre gera
incertezas econômicas, trazem um estímulo para que os consumidores brasileiros
realizem avaliações de risco antes de se comprometerem com novos créditos. Para
aqueles que optam pelo recurso financeiro, planejamento e educação financeira
serão sempre os melhores aliados”.
Busca por crédito cai em todas as faixas de renda
Em relação a
renda mensal, todas as faixas expressaram queda em janeiro, que se mostrou mais
acentuada entre aqueles que recebem de R$ 500 a R$ 1.000, movimento que tem se
repetido nos últimos meses. Confira as informações completas na tabela abaixo:
Metodologia
do indicador
O Indicador
Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de
uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da
Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas
transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e
instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada
em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região
geográfica e por classe de rendimento mensal.
Serasa Experian
www.serasaexperian.com.br
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