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quarta-feira, 13 de abril de 2022

Sete estados aderem ao Balcão Único para simplificar a abertura de empresas

Por meio da coleta de dados gratuita em formulário único digital, empresários do AC, AP, AM, RR, CE, MT e MS podem iniciar negócios com agilidade e rapidez

 

Abrir uma empresa em poucas horas, por meio da internet e sem burocracias, agora é realidade em mais sete estados brasileiros. Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Ceará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul contam com o Balcão Único, sistema que permite a qualquer cidadão abrir uma empresa de forma simplificada e automática, reduzindo o tempo e os custos para abrir um negócio. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (13). 

O Balcão Único já está em funcionamento em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os estados que implementaram a solução fazem parte do grupo de nove juntas comerciais que integram o projeto Empreendedor Digital, em parceria com o Sebrae. A solução tecnológica integra os dados entre órgãos de cada esfera do governo e a coleta de todos os dados necessários para a abertura e funcionamento de uma empresa é feita através de formulário eletrônico único, pela internet. Assim, não é preciso que o cidadão faça deslocamentos ou enfrente filas, pois é tudo on-line, com agilidade e sem burocracia. 

“Nós estamos seguindo as melhores práticas internacionais para abertura de negócios ao adotar o Balcão Único e a assinatura GOV.BR nas Juntas Comerciais como medidas de simplificação empreendidas pelo governo federal”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “Com a redução de custos e de tempo para o empreendedor formalizar seu negócio, revolucionamos a forma de o Estado se relacionar com os cidadãos e contribuímos para o crescimento econômico do país”, ressalta.

O presidente do SEBRAE Nacional, Carlos Melles, ressalta a importância do projeto Balcão Único: "A melhoria do ambiente de negócios para micro e pequenas empresas só é possível com a inovação nos serviços públicos. O Balcão Único e o Projeto Empreendedor Digital mostram que é possível facilitar e alavancar o empreendedorismo no Brasil; boas práticas que devem ser adotas em todo o país."


Solução imediata

Anteriormente, os empresários tinham que entrar no portal da Junta Comercial e nas diversas plataformas do governo federal e dos municípios para realizar o registro e dar início ao funcionamento da empresa. Com o Balcão Único, tudo é realizado em um só local. O empreendedor efetua o registro do negócio e já obtém o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para iniciar seu negócio, nos casos em que as licenças e alvarás sejam dispensados e nos casos que permitem autodeclaração do usuário no cumprimento dos requisitos necessários para emissão automática do alvará. 

“Essa construção foi feita de forma coletiva. São nove estados que integram o projeto empreendedor digital, que só foi possível com a grande parceria do Sebrae Nacional”, comenta Carolina Monteiro, presidente Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) e representante do convênio Empreendedor Digital.  Ela exemplifica que, em 2016, um empreendedor levava em média 145 dias para abrir um negócio no Ceará. Hoje, como a implementação do Balcão Único, a meta já é abrir uma empresa em cinco minutos.

Junto com outras medidas adotadas pelo governo federal, o Balcão Único contribuiu para o Brasil alcançar uma marca inédita: a possibilidade de abrir uma empresa em menos de dois dias - mais precisamente, em 1 dia e 22 horas. É quase um terço do tempo que era gasto pelos empreendedores para a abertura de negócios em janeiro de 2019, quando o processo demorava, em média, cinco dias. 

O projeto é liderado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, representada pelo DREI, e conta com a atuação das equipes da Secretaria Especial da Receita Federal, do Sebrae, das Juntas Comerciais – responsáveis pelo desenvolvimento da iniciativa – e da Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME) da Secretaria-Geral da Presidência da República.  


Assinatura eletrônica

Além do Balcão Único, as juntas comerciais utilizam agora a Assinatura Eletrônica do GOV.BR, garantindo aos empresários a validade legal em documentos de forma simplificada e sem custos. O uso de assinaturas eletrônicas em interações com entes públicos é regulamentado pela Lei nº 14.063/2020. Para utilizar a assinatura do GOV.BR é necessário ter na plataforma nível de identificação digital Prata ou Ouro, que pode ser obtido por meio de validação facial, pelo aplicativo para celular. Outra alternativa é a vinculação com uma conta bancária, ou seja, o solicitante precisa se autenticar em uma das instituições financeiras credenciadas no GOV.BR – Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Bradesco, Santander, BRB e Banrisul. 

Cadastre-se no GOV.BR ou verifique se você já possui o nível prata ou ouro de identificação. 

 

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