Teólogo aborda o assunto fazendo com que até aqueles que não cresceram nesse “mundo religioso” entenda.
Quando pensamos em páscoa a primeira coisa que nos vem à mente é coelhinho, chocolate, brincadeiras, família reunida, celebrações, não é mesmo? Mas assim como toda data comemorativa, o verdadeiro significado da páscoa precisa ser relembrado.
“A páscoa é uma das festas cristãs com mais tradição na atualidade, ela é originária do povo Judeu, e marca a libertação dessas pessoas de um período de mais de 400 anos de escravidão. Após um tempo essa celebração foi ressignificada e começou a ser comemorada pelo povo cristão, isso porque além da libertação promovida por Moisés no Egito, ela também representa a libertação da humanidade através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. ”, comenta o teólogo, Rodrigo Moraes.
Diferentes religiões e denominações cristãs celebram a Páscoa, e não existe um padrão definido para isso. O protestantismo, por exemplo, possui uma liturgia muito diferente do catolicismo. Enquanto estes são encorajados a não comer carne na Quaresma, para os protestantes não existe essa restrição. Além do mais, os protestantes não costumam celebrar todos os dias da Semana Santa como os católicos, dando mais importância ao domingo de páscoa, como sendo o domingo da ressurreição.
“A páscoa é uma festa milenar, e, portanto, muito anterior ao cristianismo, uma vez que o próprio Jesus participava da sua celebração. Quando tinha apenas doze anos de idade, por exemplo, ele foi levado pela primeira vez pelos seus pais, para comemorar a páscoa, conforme narram os evangelhos. A palavra páscoa, vem do hebraico Pessach, que significa “passagem”. Para o Judaísmo essa expressão remete a transição da escravidão para a liberdade, e para o cristianismo significa passar da morte para a vida”, explica Rodrigo Moraes, que também é escritor e possui vários livros sobre a temática religião.
Ainda
segundo o teólogo, a semana santa é uma das principais ênfases bíblicas do novo
testamento, onde Jesus e os apóstolos fazem a última ceia antes da sua
crucificação.
“O domingo de páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo, é comemorado no primeiro domingo após a lua cheia que acontece na primavera. Durante esse dia as famílias se reúnem para agradecer e celebrar a Deus pela liberdade e salvação ”, comenta Moraes.
Mas você sabe de onde vem a tradição de presentear as pessoas com ovos de páscoa ou com chocolate? Vem da páscoa moderna, o ovo simboliza a vida. Mas, o ovo de páscoa feito de chocolate veio da França. Ao longo de vários anos, essa prática se popularizou durante o mundo e atualmente é uma das práticas mais esperadas principalmente pelas crianças.
“De
forma geral, a páscoa é uma data muito importante não só para o povo cristão
mas para todas as pessoas. É muito importante sempre lembrar o verdadeiro
significado da páscoa e nunca esquecer as raízes dessas datas. ”, conclui
o teólogo.
Rodrigo Moraes - escritor, bacharel em Teologia e
pós-graduado em Teologia e Ministério. Atua como Reitor do Seminário Teológico
Mosaico e como presidente do Instituto Reino do Bem e possui mais de dez livros
publicados, sendo o último, sucesso de vendas, intitulado: Música, Arte e
Adoração. www.rodrigomoraespastor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário