Estudo faz o
mapeamento completo do cenário de ataques virtuais ao consumidor digital no
último ano
Na linha da aceleração do crescimento do mercado
digital, vários segmentos como e-commerce, vendas diretas, telecomunicações e
mercado financeiro, sofreram ainda mais tentativas de fraudes em 2021 do que em
2020. Ao total, foram evitados R$5,8 bilhões de transações potencialmente
fraudulentas, segundo aponta o Mapa da Fraude divulgado nesta quarta-feira (02)
pela ClearSale, referência em soluções antifraudes. O valor
representa um aumento de 58% em relação ao ano anterior.
Para traçar este mapeamento completo deste
panorama, a empresa analisou mais de 375,5 milhões transações. Para o
e-commerce, foram considerados apenas pagamentos via cartão de crédito.
A categoria de produto mais fraudado segue sendo a
dos celulares. Da totalidade de compras desta categoria, 5,61% dos pedidos
foram possíveis fraudes. Produtos eletrônicos (5,11%) e Automotivos (3,13%)
aparecem na sequência do levantamento.
“O aparelho celular oferece grande liquidez no
mercado secundário, podendo ser facilmente revendido para gerar lucro rápido,
além de serem fáceis de transportar. Por isso ele costuma liderar a lista de
produtos com mais tentativas de fraude”, Marcelo Queiroz, head de Estratégia de
Mercado da ClearSale.
Regiões
A região Norte, assim como em todo 2020, segue com
o maior índice de tentativas de fraude sobre a quantidade total de transações:
em 2021, 3,92% dos pedidos na região foram alvo de ataques. Na sequência,
aparecem Centro-Oeste com 2,51% e Nordeste com 2,45% e, por fim, Sudeste e Sul
completam com 2,11% e 1%, respectivamente.
Gênero
O Mapa mostra que os homens foram mais vítimas de
fraude do que mulheres em 2021. Em relação ao total de pedidos, o público
masculino sofreu com 3,03% de tentativas de fraude versus 1,36% das mulheres.
Analisando por faixa etária, pessoas até 25 anos foram as mais visadas.
Datas comemorativas
Quando o assunto é datas comemorativas, o Dia das
Crianças foi o período que mais sofreu com ataques: 2,52% do total de
tentativas de fraudes. Em seguida, estão Dia dos Pais (2,25%), Natal (2,11%),
Dia dos Namorados (1,97%) e Dia das Mães (1,91%). Durante a Black Friday,
apesar do número de pedidos fraudulentos crescer bastante, a quantidade de bons
pedidos cresce muito mais – dessa forma, o percentual fica reduzido a ponto de
não figurar entre as datas mais visadas.
Outros mercados
A expertise da ClearSale também possibilita
enxergar o cenário de fraudes na análise de transações em setores como mercado
financeiro, telecom e vendas direta.
No mercado financeiro, isto é, nas transações
relativas a bancos, financeiras, fintechs e administradoras de cartões de
crédito, foram analisadas mais de 35 milhões de propostas e as tentativas de
fraude chegaram a mais de 1 milhão. Ou seja, 3,30% de todas as transações nesse
setor foram golpes tentados em processos como abertura de contas, emissão de
cartões, Pix, empréstimo pessoal e CDC por meios digitais.
O setor de telecomunicações também foi analisado.
Nele, a ClearSale revisou mais de 16 milhões de propostas e contratos em 2021 e
verificou 876 mil tentativas de fraudes, ou seja, 5,31% do total. Entre os
golpes nessa área, destacam-se o uso indevido de dados, desvio de equipamentos,
venda indevida de produtos ou serviços, redução indevida de fatura e upsell de
serviços não contratados, entre outros.
Por fim, quando o assunto são vendas diretas, ou
vendas porta a porta, foi possível analisar 3 milhões de transações e atestar
69 mil tentativas de fraudes, ou seja, 2,33% dos pedidos. Nesse segmento, os
principais tipos de fraude são cadastro indevido de novos consultores,
realização de pedidos falsos e uso indevido de dados de terceiros.
Dicas úteis de segurança
Links estranhos
Desconfie e ensine seu cliente a desconfiar de
qualquer link de origem desconhecida.
Cuidado com as senhas
Use senhas fortes, nada de senhas óbvias.
Promoções e phishing
O phishing nada mais é do que o meio que os
fraudadores mais utilizam para roubar senhas e dados de contas. Para
realizá-lo, fraudadores costumam forjar links para oferecer produtos e serviços
a preços muito baixos. A dica: se realmente preciso do ítem no link em questão,
vá até a página da loja e compre por lá. Isso evita que você caia em páginas
falsas, pague pelo produto e nunca receba.
"O consumidor está mais esperto, mas o
fraudador também se sofisticou e, por isso, é preciso redobrar a atenção",
afirma Marcelo Queiroz.
ClearSale - especialista em soluções antifraude nos
mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas,
telecomunicações e seguros, sendo pioneira no mapeamento do comportamento do
consumidor digital.
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