Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Depressão entre alunos: Saiba como a escola pode lidar com esta situação

Sinais de depressão como tristeza, dificuldade de socialização com os colegas de classe e queda de notas devem ser observados pela escola


A depressão em idade escolar não costuma ser muito discutida, visto que a infância e adolescência são conhecidas como fases de plena alegria, sem preocupações ou motivos para infelicidade. Entretanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada cinco adolescentes sofrem com problemas de saúde mental e a maioria dos casos não são diagnosticados, nem tratados.

Na escola, alguns sinais podem ajudar a identificar alunos com depressão e a iniciar o tratamento o quanto antes. Segundo Fabiano Fonseca, coordenador do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), os principais sintomas são perda ou excesso de sono, descontrole na alimentação, falta de energia e vitalidade, dificuldade de estar com as pessoas, tristeza profunda e contínua.

"Há também um desengajamento geral do curso, dificuldade em estudar, queda nas notas, falta de disponibilidade e interesse nos colegas e em atividades paralelas à formação", explica o psicólogo. Nos casos de alunos com bom desempenho escolar, além das notas baixas, surge a dificuldade de socialização e comunicação com alunos e professores, e o aumento de faltas às aulas.

As causas para a depressão nos estudantes podem ser inúmeras, desde histórico familiar, relacionamento ruim com os familiares, traumas psicológicos, violência sexual ou física, bullying ou ainda estresse desenvolvido pela cobrança em fase de provas e vestibulares.

Para Fonseca, o professor deve estar atento a estes sinais, isolados ou combinados, aproximar-se do aluno e de colegas, oferecendo apoio. Já o estudante pode procurar dentro da instituição recursos como acompanhamento psicológico, psiquiátrico ou, no caso do Mackenzie, buscar auxílio no PROATO e no Serviço-escola do curso de Psicologia.

"Quanto às escolas, elas devem oferecer espaço e apoio para os alunos, entender que a depressão pode manifestar-se mesmo naquele aluno que tem desempenho excelente, discutir sem medo esta temática, favorecer apoio e estimular que os estudantes criem redes de suporte, além de oferecer espaço para pais e responsáveis, que devem estar atentos a esta situação", explica o coordenador.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados