• "The Nutrient Gap Initiative" vai ampliar o acesso a nutrientes e minerais em diversos países, entre eles: Brasil, Guatemala, China, Quênia, EUA, Honduras e Indonésia;
•
Com foco principal em gestantes e crianças de comunidades carentes, iniciativas
do programa serão realizadas através de parcerias com ONGs e Sociedades
Médicas, focadas em educação, intervenção e defesa de direitos;
•
No Brasil, Febrasgo será parceira da Bayer para promover ações de
conscientização e educação sobre nutrição materna
Desde o início da
pandemia, populações de diversos países têm enfrentado desafios de diferentes
graus, com um impacto mais profundo para as que vivem em comunidades carentes e
de baixa renda. Para ajudar a reverter esse cenário, a Bayer desenvolveu seu
novo projeto global de sustentabilidade: The Nutrient GAP Initiative,
que busca combater a desnutrição ampliando o acesso a vitaminas e minerais
essenciais, que transformam vidas e beneficiam a saúde.
O programa tem a meta
de beneficiar 50 milhões de pessoas em comunidades carentes até 2030,
por meio de parcerias com ONGs e Sociedades Médicas que tenham programas
focados em educação, intervenção e defesa de direitos. Ele está alinhado à
visão da companhia de "Saúde para Todos, Fome para Ninguém", bem como
a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (que foram
feitos para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos).
Trata-se da primeira iniciativa desenvolvida pela divisão de Consumer Health da
Bayer pensando em seu compromisso global de sustentabilidade, que consiste em
possibilitar, até 2030, o acesso aos cuidados diários com a sáude a 100 milhões
de pessoas carentes.
"Depois de um ano
em que tantas pessoas tiveram seu acesso à saúde e a outras necessidades
básicas ameaçadas, esse novo programa da Bayer representa uma nova
possibilidade àqueles que mais precisam, reforçando o que tanto defendemos na
companhia. Queremos tornar mais acessíveis para todo mundo o conhecimento, bem
como os produtos para o cuidado com a saúde e para uma melhor nutrição",
comenta Sydney Rebello, Presidente da divisão de Consumer Health da Bayer no
Brasil.
Até o momento, a Bayer
ajudou pessoas em mais de 25 países a ter um futuro melhor. Dentre eles, estão
Brasil, Guatemala, Honduras, Estados Unidos, Quênia, China e Indonésia. Os
trabalhos em cada um deles se inicia com foco em gestantes e bebês,
visto que é um dos grupos mais vulneráveis e precisa de ainda mais apoio devido
ao impacto da pandemia do COVID-19. Cada país selecionou cuidadosamente suas
instituições parceiras. No Brasil, a Bayer vai realizar um aporte para a
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo),
associação médica brasileira que atua no âmbito científico e profissional,
organizando e divulgando conhecimento em ginecologia e obstetrícia, com o
objetivo de qualificar a atenção à saúde da mulher.
Promovendo a
importância da nutrição materna no Brasil
Estima-se que todos os
anos, no Brasil, 3 milhões de mulheres tornem-se gestantes. São mulheres com
diferentes níveis de acesso à educação e a informações sobre a importância da
nutrição adequada em cada fase da gestação - o que engloba desde alimentação
saudável e de qualidade, até a suplementação adequada ao longo de todo o
período. Não é de conhecimento geral da população, por exemplo, que durante a
gravidez a necessidade de ingestão diária de diferentes nutrientes aumenta ao
longo dos trimestres e que os nutrientes são diferentes para uma mulher que
planeja engravidar, que está grávida ou que está amamentando.
Por essa razão,
através da parceria com a Bayer, a Febrasgo promoverá diversas iniciativas de
conscientização e educação da população, em especial de mulheres que vivem em
comunidades carentes. O principal tópico será a importância da nutrição materna
adequada nos primeiros 1.100 dias - período que representa os três meses da
concepção, nove meses da gestação e os dois primeiros anos de vida do bebê.
As ações
educacionais incluem o desenvolvimento de uma cartilha educativa sobre os
nutrientes mais importantes e o seu papel ao longo das diferentes fases,
que será distribuído gratuitamente a pacientes de hospitais de diferentes
regiões do país; a produção de um e-book de receitas com opções simples e
nutritivas, que será disponibilizado gratuitamente na plataforma de relacionamento da
Febrasgo; além de um curso sobre gravidez e aplicação da maternidade, que
também será disponibilizado na plataforma de forma gratuita. A estimativa é
que as iniciativas impactem cerca de 2 milhões de mulheres em todo o Brasil
.
"A Febrasgo se
preocupa com a nutrição materna por entender sua importância na saúde do
binômio mãe-feto, dos seus impactos no desenvolvimento do bebê, e na saúde da
mãe a curto, médio e longo prazo. Prevenir deficiências de vitaminas e minerais
no início da gestação pode ajudar a atenuar resultados ruins durante a
gravidez, como problemas no crescimento, mais de 4.000 possibilidades de má
formação (por exemplo, defeito do tubo neural), problemas no desenvolvimento de
órgãos como o cérebro e os olhos do bebê, no desenvolvimento cognitivo, entre
outros aspectos. Tudo isso leva a consequências de saúde e econômicas para os
indivíduos e sociedades. Por isso essa parceria tem sido tão importante, e
estamos muito honrados por fazer parte desta iniciativa tão transformadora da
Bayer, que impactará positivamente a vida de tantas famílias", comenta
Agnaldo Lopes Silva, Presidente da Febrasgo.
"O investimento
em parcerias como essa nos ajuda a fomentar o acesso ao autocuidado para
aqueles que mais precisam em um momento tão crítico, além de darmos um novo
passo em direção ao nosso objetivo de ampliar o acesso à saúde cotidiana para
100 milhões de pessoas em comunidades carentes", conclui Sydney Rebello.
Bayer
https://www.bayer.com.br/pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário