Pesquisar no Blog

sábado, 18 de setembro de 2021

Síndromes pós-Covid: Disfunções cognitivas podem causar transtornos psicológicos em pacientes

Evidências científicas já foram detectadas em outras epidemias como SARS e MERS e estudos apontam para um caminho semelhante com a Covid-19. Perda de memória recente e dificuldade de concentração são algumas alterações e demandam tratamento

 

Os questionamentos para as sequelas, tanto físicas quanto emocionais, causadas pela pandemia ainda estão longe de serem totalmente respondidos, mas os estudos já indicam alguns cenários das heranças que ficarão na população, e principalmente, nos pacientes. Como um dos principais problemas, a saúde mental tem sido alvo de alerta para transtornos psíquicos que podem ser ocasionados direta ou indiretamente pelo vírus e especialistas sugerem cuidados ainda mais específicos durante o processo, que ganham ainda mais destaque no mês de setembro, quando a atenção para a saúde mental fica em evidência.

De acordo com o psicólogo clínico da Amparo Saúde, Dr. Caio Machado, em um cenário pandêmico, é comum observar o crescimento de uma percepção de risco que desencadeia mudanças cognitivas e emocionais que preparam as pessoas para autoproteção. Sobretudo, porque em situações como pandemias, ocorre o aumento da frequência de emoções e interpretações negativas.

"Em relação a pacientes que contraíram a doença e se recuperaram, o impacto da Covid-19 está muito além do que somente os danos pulmonares. Apesar de ser uma doença respiratória, o vírus acomete muito o sistema vascular e, como o cérebro é rico em vasos, fica mais fácil perceber a relação entre a doença e os quadros neuropsiquiátricos apresentados. Assim como questões provocadas pelo déficit cognitivo, as alterações e desordens mentais, como dificuldade de concentração e perda de memória recente, podem interferir no trabalho e nas relações sociais e, com isso, levar à depressão, ansiedade, angústia e agressividade", afirma.

Muitos estudos estão sendo feitos desde o início da pandemia para trazer visões mais completas sobre este cenário. Ainda em 2020, uma publicação científica analisou as sequelas psiquiátricas em epidemias anteriores como a SARS e a MERS, que também tiveram incidências de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, depressão, transtorno de pânico e transtorno obsessivo-compulsivo em avaliações de 1 a 50 meses.

Já nos estudos relacionados à Covid-19, uma publicação feita na revista Lancet Psychiatry, que contou com a participação de 230 mil pacientes, sendo a maioria norte-americanos, apresentou dados bastante relevantes, sendo este o principal deles: um em cada três sobreviventes da Covid-19 foi diagnosticado com algum distúrbio cerebral ou psiquiátrico em até seis meses após a internação pela doença.

Vale ainda ressaltar que, em relação aos pacientes que já apresentavam algum transtorno mental antes de ser acometido pelo novo coronavírus, há evidências de agravamento do quadro de saúde mental ou o surgimento de um novo transtorno.
"Mesmo os mecanismos não estando totalmente claros ainda, o que podemos afirmar nesse momento é que, de fato, ocorrem prejuízos sociais e de saúde a longo prazo, mesmo após os pacientes terem se recuperado do quadro agudo, principalmente quando há diversos relatos de alterações neurológicas que são corroboradas com esse potencial invasor neuronal cada vez mais reconhecido do vírus SARS-CoV-2. Por isso, é importante associar o tratamento com acompanhamento de neuropsicólogos, fazendo avaliações profundas de disfunções cognitivas para o planejamento do melhor tratamento", completa o psicólogo.

Confira os sintomas que devem ser observados com atenção, de acordo com a equipe clínica de psicólogos da Amparo Saúde:

Perda de memória recente;
Dificuldade de concentração;
Alterações visuoperceptivas;
Dificuldade de compreensão ou entendimento;
Dificuldade com o julgamento e raciocínio;
Dificuldade de planejamento e execução de tarefas.



Amparo Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados