A primeira infância é um momento
fundamental na vida das crianças, pois é nessa fase que estão em pleno
desenvolvimento cognitivo, motor, social e socioemocional. Com isso, é
importante que as habilidades que constroem esse alicerce, ou seja, a base de
ancoragem para a alfabetização, sejam estimuladas adequadamente, considerando a
integralidade e a individualidade da criança.
É significativo salientar que traçar um
caminho que conduza a criança à alfabetização está para além da metodologia
utilizada, pois é um processo que se consolida por meio do desenvolvimento de algumas
habilidades:
• Linguagem oral, por intermédio da
literacia, ou seja, atitudes que promovam a leitura e a escrita, que podem ser
iniciadas desde a gestação da criança com estímulos orais, leitura em voz alta
para o bebê, cantigas, conversas e nomeação de objetos nas diversas situações
do cotidiano.
• Funções executivas, no
desenvolvimento de habilidades que estimulem maior atenção, memória
(reconhecimento de letras e decodificação), planejamento, execução (assimilação
e compreensão de textos), controle inibitório (inibição de respostas
precipitadas, atenção seletiva, autocontrole), interpretação de textos e melhor
compreensão da leitura e fala. O desenvolvimento dessas habilidades auxilia a
criança na resolução de problemas desde os mais simples até os mais complexos,
com maior flexibilidade cognitiva.
• Habilidades fonológicas (vocabulário,
memória e nomeação), com o desenvolvimento da percepção e consciência dos sons
da fala, em que a criança percebe que história pode ser dividida em parágrafos,
o parágrafo pode ser divido em frases, as frases em palavras, as palavras em
sílabas e as sílabas em letras. A letra, que é a menor unidade da palavra.
• Habilidades metafonológicas, no
desenvolvimento da manipulação e reflexão sobre a estrutura sonora da fala, por
meio das rimas e aliterações, jogos de escuta, consciência silábica e fonêmica.
• Habilidades preliminares de linguagem
escrita e conhecimento do nome das letras e seus sons. A apropriação do
princípio alfabético acontece concomitantemente com o desenvolvimento das
habilidades destacadas anteriormente.
• Habilidades visuoespaciais, com o
desenvolvimento da representação e análise das formas visuais, com o objetivo
de reverberar graficamente, por meio da ação motora, produzindo a escrita.
Vale ressaltar que a criança organiza e
estabelece suas aprendizagens por meio do seu corpo, em que ela consolida suas
potencialidades e percebe-se no espaço. Espaço esse que ganha forma e
representações do ambiente que a cerca.
Por fim, a sistematização da
alfabetização acontece no processo e na organização dessas habilidades
predizentes, que não somente tornam a criança pertencente e inserida no
contexto social, mas também forma leitores e escritores atuantes na sociedade.
Daniela Beraguas - coordenadora da Educação Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie.
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