Gerir pessoas é sempre um dos grandes desafios de qualquer tipo de empresa, independente do setor ou tamanho da organização. No entanto, para as pequenas e médias, é um ponto que deve ter atenção especial e redobrada, afinal de contas, cada erro e acerto tem efeitos maiores, já que o número de colaboradores costuma ser menor e, com isso, a perda ou ganho possui mais peso, seja na operação ou no ambiente.
Pensando em auxiliar as pequenas e médias empresas que desejam
engajar mais os funcionários, a Allya, HR Tech com foco em benefícios corporativos e bem-estar
financeiro, lista os quatro principais desafios na gestão de pessoas - e, o
mais importante, como superá-los.
Contratação e desligamento de funcionários
O
primeiro grande desafio é, sem dúvida, a admissão ou dispensa de um colaborador.
Ao contratar um profissional, por exemplo, existe o momento de adaptação. Já a
dispensa tende a ser um momento mais desagradável. Por isso, além de
sempre assegurar os direitos daquele funcionário, é importante ser grato pelo
tempo de serviço. Em ambientes de trabalho menores, as chegadas e desligamentos
costumam ter um impacto maior e, exatamente por isso, é essencial ser sempre
próximo e honesto com os outros profissionais, caso contrário, poderá mexer com
as motivações e engajamento de toda a equipe.
Licença e férias
Mesmo com
uma equipe reduzida, é fundamental garantir que, quando um colaborador estiver
de licença ou férias, ele não se sinta pressionado a não se desligar
completamente, e nem a equipe se sinta perdida com a sua ausência. Por isso,
nesses casos, é imprescindível organização: o calendário com todas as datas
deve ser visível para todos os funcionários, para que consigam se adaptar da
melhor maneira possível. Além disso, aposte no treinamento da equipe para que
todos consigam auxiliar, caso necessário, a cobrir o profissional por aquele
período.
Aposte na imagem corporativa da sua empresa
O cuidado
com a imagem da empresa, a boa comunicação interna e o investimento no
relacionamento com o cliente são essenciais para uma boa gestão de pessoas em
PMEs. Em outras palavras, a atenção com o seu negócio deve ser a mesma com os
seus funcionários, clientes, fornecedores e com o mercado. Quando você trabalha
com uma equipe enxuta, em um momento de crise, por exemplo, é necessário que todos
joguem pelo time e tenham o mesmo discurso. A chave para isso é a cultura
organizacional.
Benefícios corporativos
Enquanto
empreendedor, tenha uma certeza: todo desligamento de funcionário gera gastos
e, se a sua empresa possui um turnover algo, isso significa que você está
perdendo dinheiro. É por isso que o investimento no colaborador é uma prática
econômica e muito vantajosa a médio e longo prazo. Atualmente, as pessoas não
permanecem em um emprego somente pelo cargo e salário, elas querem melhorar suas
aptidões e, de fato, evoluírem em qualidade de vida. Se o que toma grande parte
do tempo útil de uma pessoa é o trabalho, esse mesmo emprego precisa garantir
que o tempo restante seja bem aproveitado, seja na alimentação, na saúde, ou no
incentivo à cultura e educação, por exemplo. Aposte em benefícios corporativos
diferenciados e que, de fato, façam a diferença na rotina do funcionário.
Allya
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