A Educação Física é tradicionalmente considerada uma disciplina prática nas escolas, onde a proximidade e o contato físico são comuns, principalmente no Brasil, que possui uma cultura que valoriza o convívio. Com o retorno das aulas no início do ano de 2021, como abordaríamos os conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) respeitando os protocolos sanitários?
Antes
de respondermos à questão introdutória, é necessário recordarmos que com o
surgimento da Covid-19, ocorreram inúmeras mudanças nas diversas áreas, e na
Educação não foi diferente. A pandemia levou à implementação de métodos e
ferramentas que mudaram a forma como os professores ensinam e se comunicam com
os alunos e famílias. Diante dessa situação, foi necessário repensar a
Educação e, em particular, a Educação Física.
Dada
à situação de pandemia, percorremos um caminho de desbravamento das plataformas
digitais para a realização das aulas de Educação Física. Antes tínhamos um
amplo espaço e a possibilidade de contato e interação por meio da aproximação.
Agora, como deveríamos interagir de maneira propositiva por meio das telas, sem
interação presencial, sem contato, que é uma das características dessa área?
A
prática da Educação Física, como outros componentes curriculares, aconteceu por
meio de telas, microfones, plataformas diversas, compartilhamento de tela,
vídeos e tantas outras ferramentas que pudessem viabilizar os conteúdos
previstos pela BNCC.
O
primeiro passo foi cativar as crianças para que realizassem as atividades
propostas durante a aula de Educação Física em ambiente doméstico e por meios
tecnológicos.
Os
recursos didáticos são ferramentas imprescindíveis nesse processo e a
Gamificação dinamizou o engajamento de nossos alunos. Este é
um recurso didático que traz conceitos do âmbito dos jogos para o
processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de encorajar a realização de
desafios ou tarefas por meio da competição. Ensinar através dos jogos é uma
resposta metodológica ao nosso tempo e situação. Assim, o nosso intuito é de
conquistar os estudantes, aumentar a participação nas atividades e o entusiasmo
pelas aulas.
Longe
das quadras, sem materiais específicos e com um espaço limitado, outra saída
foi diversificar no uso de materiais para desenvolvermos os conteúdos
previstos. Na grande maioria dos jogos e atividades usamos materiais
alternativos, como tampinhas de garrafa pet, papel, papelão, garrafas pet,
bolas de meia, cabo de vassoura, copos plásticos, balões, jornal e potes.
Esse
“novo jeito” de ensinar é uma tendência da educação no século XXI e cabe a nós
avaliarmos a evolução do aprendizado e as estratégias de aula que tornam essa
metodologia significativa nesse processo. Após um ano, aproximadamente, nos
adaptamos e temos controle parcial dessas ferramentas que tornam possível um
ensino remoto de qualidade.
E
no início desse ano, tudo muda novamente, nossos alunos estão de volta à
escola. O tão aguardado caráter presencial, nos submeteu a protocolos rígidos
de distanciamento, uso de máscara e higiene. Como abordaríamos os conteúdos
previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) respeitando os protocolos
sanitários?
Aproveitando
os espaços abertos do Colégio, mantendo o distanciamento, usando máscaras e
higienizando constantemente as mãos e os materiais comuns, retomamos as aulas
presencias de Educação Física. Era visível no comportamento dos alunos a
necessidade de interação e movimento, mesmo com o distanciamento, o desejo de
retornarem às vivências da Educação Física era explícito.
Por
meio de atividades que contemplassem os conteúdos da BNCC e os protocolos
sanitários, despertamos nos alunos novamente o interesse em envolver-se com
exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com os
colegas e sendo capazes de reconhecer e respeitar a necessidade de mantermos os
protocolos sanitários para a saúde de todos.
É
muito bom vermos nossos alunos retomando alguns espaços do Colégio com todo o
cuidado devido e usufruindo do convívio e da prática das aulas Educação Física.
Dario Alves de Andrade -
professor de Educação Física no Colégio Marista Glória, localizado na Zona
Central de São Paulo (SP).
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