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terça-feira, 13 de julho de 2021

A Educação Física é possível em meio a uma pandemia?

A Educação Física é tradicionalmente considerada uma disciplina prática nas escolas, onde a proximidade e o contato físico são comuns, principalmente no Brasil, que possui uma cultura que valoriza o convívio. Com o retorno das aulas no início do ano de 2021, como abordaríamos os conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) respeitando os protocolos sanitários?

Antes de respondermos à questão introdutória, é necessário recordarmos que com o surgimento da Covid-19, ocorreram inúmeras mudanças nas diversas áreas, e na Educação não foi diferente. A pandemia levou à implementação de métodos e ferramentas que mudaram a forma como os professores ensinam e se comunicam com os alunos e famílias. Diante dessa situação, foi necessário repensar a Educação e, em particular, a Educação Física.

Dada à situação de pandemia, percorremos um caminho de desbravamento das plataformas digitais para a realização das aulas de Educação Física. Antes tínhamos um amplo espaço e a possibilidade de contato e interação por meio da aproximação. Agora, como deveríamos interagir de maneira propositiva por meio das telas, sem interação presencial, sem contato, que é uma das características dessa área?

A prática da Educação Física, como outros componentes curriculares, aconteceu por meio de telas, microfones, plataformas diversas, compartilhamento de tela, vídeos e tantas outras ferramentas que pudessem viabilizar os conteúdos previstos pela BNCC.

O primeiro passo foi cativar as crianças para que realizassem as atividades propostas durante a aula de Educação Física em ambiente doméstico e por meios tecnológicos.

Os recursos didáticos são ferramentas imprescindíveis nesse processo e a Gamificação dinamizou o engajamento de nossos alunos. Este é um recurso didático que traz conceitos do âmbito dos jogos para o processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de encorajar a realização de desafios ou tarefas por meio da competição. Ensinar através dos jogos é uma resposta metodológica ao nosso tempo e situação. Assim, o nosso intuito é de conquistar os estudantes, aumentar a participação nas atividades e o entusiasmo pelas aulas.

Longe das quadras, sem materiais específicos e com um espaço limitado, outra saída foi diversificar no uso de materiais para desenvolvermos os conteúdos previstos. Na grande maioria dos jogos e atividades usamos materiais alternativos, como tampinhas de garrafa pet, papel, papelão, garrafas pet, bolas de meia, cabo de vassoura, copos plásticos, balões, jornal e potes.

Esse “novo jeito” de ensinar é uma tendência da educação no século XXI e cabe a nós avaliarmos a evolução do aprendizado e as estratégias de aula que tornam essa metodologia significativa nesse processo. Após um ano, aproximadamente, nos adaptamos e temos controle parcial dessas ferramentas que tornam possível um ensino remoto de qualidade.

E no início desse ano, tudo muda novamente, nossos alunos estão de volta à escola. O tão aguardado caráter presencial, nos submeteu a protocolos rígidos de distanciamento, uso de máscara e higiene. Como abordaríamos os conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) respeitando os protocolos sanitários?

Aproveitando os espaços abertos do Colégio, mantendo o distanciamento, usando máscaras e higienizando constantemente as mãos e os materiais comuns, retomamos as aulas presencias de Educação Física. Era visível no comportamento dos alunos a necessidade de interação e movimento, mesmo com o distanciamento, o desejo de retornarem às vivências da Educação Física era explícito.

Por meio de atividades que contemplassem os conteúdos da BNCC e os protocolos sanitários, despertamos nos alunos novamente o interesse em envolver-se com exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com os colegas e sendo capazes de reconhecer e respeitar a necessidade de mantermos os protocolos sanitários para a saúde de todos.

É muito bom vermos nossos alunos retomando alguns espaços do Colégio com todo o cuidado devido e usufruindo do convívio e da prática das aulas Educação Física.

 


Dario Alves de Andrade - professor de Educação Física no Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP).

 

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