Pesquisar no Blog

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Jornada da grávida: saiba quais exames podem ser realizados desde o desejo de engravidar até despois do nascimento do bebê

O cuidado com os filhos começa no laboratório. Entenda as análises pré-natais, a sexagem fetal, a triagem neonatal e o teste genético


 

Desde o início da pandemia de Covid-19, uma em cada três mulheres grávidas diminuiu a ida a consultas e a realização de exames presenciais, segundo pesquisa realizada pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde e o Fundo de População das Nações e com o apoio da ONU Mulheres e da plataforma BabyCenter. De acordo com o Dr. Carlos Aita, médico patologista clínico e responsável pela assessoria médica do DB Diagnósticos, é essencial que as mulheres não deixem de realizar os exames de rotina durante a gravidez, tomando os devidos cuidados em meio à pandemia, pois os diagnósticos impactam diretamente na saúde do bebê.

 

Além dos exames pré-natais de rotina, que devem ser mantidos na pandemia, é observado um aumento extraordinário de procura pelo exame de sexagem fetal, que identifica o sexo do bebê a partir da 8ª semana completa de gestação. Em 2020, houve aumento de 62% na realização de testes de sexagem, em comparação ao ano anterior. Dr. Nelson Gaburo conta que este teste é baseado na detecção de fragmentos do cromossomo Y circulantes no plasma da mãe. “Como esses fragmentos são exclusivos dos indivíduos do sexo masculino, quando ele é detectado na mãe, indica uma a gestação do sexo masculino, e a sua ausência, indica sexo feminino.” explica o gerente-geral da unidade DB Molecular, sede dedicada a exames genéticos e moleculares. 

As gestantes também podem procurar por um teste genético mais especializado, o exame, “myNewborn” que é realizado após o nascimento do bebê é capaz de detectar doenças específicas no recém-nascido. Segundo Dr. Gaburo, mesmo sendo opcional, o exame detecta mais de 390 doenças que podem aparecer nos primeiros anos de vida”. Ele é  indicado para recém-nascidos e crianças durante a primeira infância que não apresentam sintomas de qualquer patologia, como complemento do teste do pezinho”, explica.

 

Saiba mais sobre os exames essenciais

 

Exames pré-natais:

A realização do pré-natal é fundamental para a prevenção e detecção precoce de doenças na mãe e no bebê, reduzindo os riscos durante a gravidez. Neste conjunto de exames necessários, destacam-se: o hemograma completo que deve ser realizado para identificar possíveis infecções ou sinais de anemia; o teste de glicose em jejum para verificar o risco de desenvolvimento de diabetes gestacional; a ultrassonografia para acompanhar o desenvolvimento do embrião e exames para identificar infecções como Sífilis, HIV e Hepatite.

 

Triagem Neonatal: a triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, é um conjunto de exames simples e rápidos. Com o procedimento, é possível identificar precocemente doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas. O ideal é realizar o teste entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê.

 


Diagnósticos do Brasil (DB)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados