O final de ano está chegando e com isso já temos que nos preparar para o
que vem por aí. Você já começou o planejamento estratégico da sua
empresa para o ano de 2021? Se você ainda não sabe por onde começar, indico
como construir um projeto eficaz e que irá refletir positivamente no seu
negócio!
Para começar, é preciso criar um roteiro para as suas ações, criar
processos do dia a dia, criar metas, definir estratégias etc. É basicamente
uma ferramenta de gestão que traça os caminhos para atingir os
seus objetivos.
Um planejamento é preciso seguir algumas etapas:
1. Diagnóstico da empresa - Como a sua empresa ou sua marca é vista pelo mercado? Os processos estão ocorrendo como o planejado ou, melhor ainda, os processos estão sendo realizados? São essas e outras perguntas que você precisa preencher na sua primeira folha do planejamento. Descobrir como está a satisfação de seus clientes, de seus colaboradores, com está a qualidade de seus produtos/serviços, enfim, verificar fatores externos e internos que interferem no seu negócio.
Para te
ajudar com isso nós indicamos fazer a Análise SWOT. Faça uma tabela e
trace os seguintes pontos.
- Forças: quais
são os pontos fortes e vantagens da sua empresa sobre a concorrência?
-
Fraquezas: quais são os pontos fracos e vulneráveis que
estão prejudicando a sua empresa?
-
Oportunidades: existem situações do mercado externo que
estão favorecendo a sua empresa? Quais?
- Ameaças: quais
fatores externos que impactam negativamente o seu negócio? Aqui podemos citar a
pandemia, por exemplo.
2. Defina
seus objetivos e metas - Agora que você tem definido os fatores que podem
influenciar o seu negócio é hora de traçar
os objetivos e metas para a sua empresa, que podem ser a
curto, médio e longo prazo.
Os
objetivos direcionam a sua empresa, devem ser precisos e exatos. Enquanto as
metas são mais específicas, costumam ser mais indicativas e direcionais.
Lembre-se,
ambos precisam ser viáveis e ter um acompanhamento de suas ações, assim
conseguimos ter a certeza de seu bom funcionamento.
3.
Crie estratégias e ações - Após definidos os objetivos e metas para o seu
planejamento temos que pensar em ações práticas para a realização
delas. E para realizar isso você precisa traçar algumas estratégias que sejam
possíveis de executar.
Para deixar
mais claro, vamos a um exemplo:
- Objetivo/meta: Criar
um time de vendas
· - Estratégia:
- Divulgar nas redes sociais as vagas para
profissionais com experiência;
- Investir em cursos técnicos para vendas;
- Desenvolver a comissão de vendas por meio de
metas.
· - Ações:
- Contratar novos profissionais;
- Qualifica-los para as vendas;
- Criar um programa de vendas com
manuais para seguir, com metas mensais e estipular valores das comissões.
4. Crie um
cronograma - Tudo que você traçou e planejou até agora precisa
estar muito bem organizado para que as funções de cada colaborador fiquem
claras. Coloque prazos, trabalhe com os indicadores de desempenho e
disponibilize os recursos necessários para relação dessas ações.
Utilize
uma ferramenta para acompanhamento dessas estratégias e disponibilize
para toda a sua equipe. Se você preferir o método digital uma boa planilha no
Excel já dá conta do serviço.
5. Avalie e
revise o planejamento estratégico
Por último
e muito importante, fique de olho na planilha de ações e verifique se há
necessidade de se adaptar as mudanças ao longo do caminho. Permita-se
ser flexível, aproveitar as oportunidades do mercado e fugir das
ameaças. A importância de um planejamento estratégico cria caminhos para
que os seus objetivos sejam alcançados, que pode levar à diferenciais
competitivos que afetam diretamente o crescimento do seu negócio.
Luana Menegat - CEO da Razonet Contabilidade
Digital – www.razonet.com.br
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