A empreendedora e
confeiteira Tábata Romero ensina sete passos para transformar doces em renda no
Meu Plano D, plataforma de cursos gratuitos
Iniciar um negócio, além da oportunidade de gerar
renda, estimula o empoderamento e o crescimento da autoestima, sobretudo em
tempos de crise, em que iniciativas precisam ser tomadas para manter as contas
em dia. Para obter sucesso, é fundamental ter lucratividade e o primeiro passo
é precificar adequadamente o produto.
Por isso, a empreendedora e confeiteira Tábata
Romero, que se tornou sucesso nas redes sociais por influenciar mulheres a
conquistarem a independência financeira, apresenta todos os passos para iniciar
o negócio. O conteúdo é da plataforma de cursos gratuitos Meu Plano D e ensina como saber o custo
do produto e o valor da mão de obra, como obter lucro e fazer a organização
financeira, essencial para o reinvestimento e a continuidade do negócio, além
de compartilhar planilhas e fórmulas simples para ajudar a fazer os cálculos.
Confira abaixo sete dicas para precificar doces
para a venda:
- Faça
a conversão da receita. É o primeiro passo da precificação e deve
considerar todos os ingredientes em gramas, em vez de xícaras e colheres,
que devem ser devidamente pesados. O açúcar e a farinha, que vêm em quilos
no pacote, devem ser convertidos em gramas também. No caso de litros, leve
em consideração que 1 litro pesa 1kg, ou seja, 1000gr.
- Crie
a ficha técnica da receita: Para entender o custo real da receita, é
necessário criar uma tabela com cinco colunas, divididas em: (A)
ingredientes, (B) peso da embalagem fechada, (C) preço da embalagem
fechada, (D) quantidade utilizada e (E) preço final. Para chegar ao preço
final, use a seguinte fórmula na calculadora do próprio celular: D vezes
(x) C dividido (÷) por B resulta (=) em E para cada ingrediente. No fim,
some o total para chegar ao preço final da receita completa. Dica: leve em
consideração a quantidade precisa de produtos que é utilizada na receita.
- Definição
do preço de venda da receita. É necessário considerar o custo inicial da
receita e adicionar 25% para os gastos incalculáveis, como água, energia
elétrica e até mesmo o detergente usado para lavar a louça, e a taxa de
desperdício, como um pedacinho de bolo que pode ficar preso na forma.
Agora, multiplique por três para incluir a mão de obra e o lucro. Assim,
estão cobertos todos os investimentos realizados na receita. Quando as
receitas possuem rendimento por porções, é necessário dividir o total pelo
número de unidades para obter o preço mínimo de cada um. Por fim, adicione
o custo integral da embalagem.
- Avaliação
da estimativa de preço e lucro. Ainda que o custo mínimo do produto seja em
torno de R$ 1 para cada unidade, é recomendado avaliar os preços
praticados na região para chegar à margem de lucro. Dica: nunca precifique
abaixo do preço de venda da receita, caso contrário, não existirá
lucratividade.
- Caso
você queira ampliar a produção e a distribuição dos seus produtos, encontre um parceiro que
possa oferecê-lo aos seus clientes. O revendedor pode vender pelo preço
que você já comercializa ou mais caro. Para se chegar ao custo mínimo para
a revenda, é necessário dividir o custo final da receita por três, levando
em consideração que o lucro, mão de obra e os ingredientes estão incluídos
e dar desconto a partir da fatia de lucro. Não se esqueça de repassar
também o custo da embalagem. A revenda é uma ótima alternativa, pois se
perde um pouco da fração do lucro, mas se ganha na venda em escala.
- Como
organizar o reinvestimento. Para o crescimento do negócio, é necessário
organizar o valor total acumulado a partir das vendas. O primeiro passo é
dividi-lo por três, considerando os custos, a mão de obra e o lucro. A
parte correspondente aos custos pode ser alocada para a compra de
novos ingredientes, enquanto a de mão de obra pode ser destinada para o
pagamento das contas de água, luz e outras que fazem parte da produção. Já
a fração de lucro pode ser investida para o crescimento do negócio. O
gerenciamento financeiro evita que o dinheiro necessário para a compra de
novos ingredientes seja diluído em meio a outros gastos pessoais,
inviabilizando o negócio.
- Faça
cursos e se aperfeiçoe. Invista tempo aprendendo novos recursos e
aperfeiçoe suas técnicas. Uma excelente alternativa para quem deseja
conhecer ou se especializar no mercado de doces é a plataforma de cursos
gratuitos Meu Plano D. Basta acessar
a plataforma para ter acesso às videoaulas, que têm duração entre 10 e 20
minutos. Nos cursos, é possível absorver inspirações, técnicas, dicas e
receitas desenvolvidas e testadas por especialistas para uma nova jornada
empreendedora. O curso de precificação completo
está disponível na plataforma, além de outros, como boas práticas de
produção, receitas diversas e técnicas para vender os seus doces usando as
redes sociais.
Meu Plano D é uma plataforma com cursos gratuitos, que equilibra conteúdos de conhecimento teórico e prático de maneira simples, a partir de inspirações, técnicas, dicas e receitas desenvolvidas e testadas por especialistas para uma nova jornada empreendedora, transformando doce em renda. A intenção é transformar a vida das pessoas, gerando oportunidades e tornando em realidade o sonho do próprio negócio no segmento de doces e confeitaria. A iniciativa é da Selecta Chocolates e da Mix, marcas de ingredientes de confeitaria e chocolataria da Duas Rodas, empresa líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas. Para mais informações sobre os cursos, acesse: www.meuplanod.com
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