Novo normal revela
necessidade de bancos e fintechs serem mais digitais
Em um ano em que o distanciamento é regra, o
pagamento sem contato disparou, enquanto o uso de dinheiro diminuiu. Uma
mudança de comportamento digital que levaria anos, aconteceu em meses, fazendo
com que os bancos mudassem suas estratégias de entrada no mercado e estruturas
de custo.
Para entender o impacto dessas mudanças
comportamentais para os bancos, a Bain & Company apresenta os resultados de
dois levantamentos: uma pesquisa que contou com a participação de cerca de 10
mil pessoas em oito países, fornecida pela Dynata; e outra feita usando o NPS
Prism® com 20 mil consumidores dos EUA.
Ao apontar que 30% dos consumidores mudaram a forma
de usar dinheiro durante a pandemia e aderiram aos meios de pagamento sem contato,
a pesquisa confirma que empresas especializadas em pagamentos proporcionaram
uma experiência confiável aos consumidores em um período de muita
incerteza.
Esse é um dos motivos pelos quais os entrevistados
deram às empresas de pagamento um Net Promoter Score℠ mais alto
do que conferiam à maioria dos bancos no episódio de envio de dinheiro ou
transferência de fundos.
“O banco digital já vinha se expandindo nos últimos
anos e a pandemia acelerou essa transição, já que as visitas presenciais às
agências caíram drasticamente na maioria dos países”, destaca Silvio Marote,
sócio da Bain & Company.
Além disso, quase todos os entrevistados planejam
usar canais de banco digital no futuro. Nos Estados Unidos, existe um plano de
compartilhamento considerável para reduzir suas visitas às filiais, mesmo após
o fim da pandemia.
As lições da digitalização
- Flexibilizar a força de trabalho para aumentar
os canais virtuais
Embora seja incerto como a mistura de tráfego em
toda a rede acabará se estabelecendo, a flexibilidade nos locais e funções de
pessoal agora é mais importante à medida que a situação de pandemia flutua.
Enquanto os bancos digitalizam mais interações, eles também podem treinar mais
funcionários para atuar como agentes de call center virtual em alguns dias ou
períodos. E mais funcionários poderiam gastar tempo promovendo canais digitais
para clientes para acelerar essa migração.
- Melhorar a venda digital
Nos Estados Unidos e em alguns outros países, os
bancos de varejo tendem a depender de locais pessoais para a maior parte de
suas vendas. Depois que a pandemia começou, alguns bancos deram mais destaque
aos seus canais de vendas digitais. Tornar a experiência de vendas digital
confiável e conveniente antes de migrar os clientes é fundamental, já que
clientes ficam incomodados quando não conseguem concluir uma interação de
vendas digitalmente e precisam mudar para interações por telefone ou
pessoalmente.
- Remodelar a base de custo - novamente
Os bancos vêm examinando maneiras de se tornarem
mais eficientes há anos e agora podem ter que ser mais agressivos e criativos
em relação às iniciativas de custo. Por exemplo, novos padrões de tráfego em
agências estão surgindo em todo o mundo, de acordo com nossas conversas com
executivos de bancos.
Benefícios do banco digital
Maior fidelização do cliente, ao permitir que
tenham acesso a produtos e serviços de forma mais rápida, barata e fácil,
proporcionando uma melhor experiência de negociação com um banco.
Têm um Net Promoter Score℠ (NPS) mais alto que os bancos tradicionais, com o maior fator de diferença sendo as taxas. Os funcionários também se beneficiam, pois consideram sua empresa como um lugar melhor para trabalhar, dando um NPS mais alto no Glassdoor.


Nenhum comentário:
Postar um comentário