Uma estratégia omnichannel acontece quando o marketing de uma organização concentra seus esforços em uma campanha de múltiplos canais, ou seja, quando a ação é pensada e preparada para atender o consumidor em todas as etapas da jornada de compra, tanto no ambiente físico como no digital.
Antes de mais nada, é
importante entender a diferença entre multicanal e omnichannel. No caso da
estratégia multicanal, a empresa usa diversos meios de venda e contato com o
público, já no caso do omnichannel todos esses canais são integrados, o que
permite uma mensagem mais clara e coesa, além de uma experiência mais agradável
e satisfatória entre a marca e o cliente.
Para ajudar a criar uma
estratégia de marketing omnichannel para o seu negócio, a Gofind,
localizador de produtos que utiliza inteligência artificial para ajudar marcas
a mostrar para o consumidor onde encontrar produtos disponíveis nas
proximidades, lista três pontos fundamentais:
Trabalhe a mensagem na
maior quantidade possível de canais
O conceito de omnichannel
está relacionado à ideia de que, independentemente do canal de contato, a sua
empresa deve oferecer uma mensagem relevante e personalizada ao público. Além
disso, significa que, de acordo com a etapa da jornada de compra em que ele se
encontra, estes canais devem oferecer uma comunicação coesa, tornando a jornada
um caminho leve para convergir mais vendas e, consequentemente, experiências
positivas com a marca.
No marketing, esta
estratégia preocupa-se em impactar o consumidor em todos os canais, mantendo a
atenção desses usuários por muito mais tempo e com muito mais qualidade em
diversos locais, como sites, redes sociais, WhatsApp, SMS, email marketing e
chatbot. Até o SAC pode fazer parte
da sua campanha multicanal.
Tenha uma plataforma completa
É necessário ter uma plataforma de gerência, coleta e análise de dados,
pois é ela que irá permitir o gerenciamento de campanhas, pedidos, buscas por
produtos e dados de ruptura. Mantendo sempre o estoque em dia, é possível
aproximar as lojas dos seus clientes. Além disso, irá beneficiar a
rentabilidade dos produtos e o fluxo de mercadorias. Uma cadeia de suprimentos
verdadeiramente administrada promove eficiência e velocidade para responder
positivamente às metas operacionais e às perspectivas do cliente.
Fidelize os clientes
Consumidores não são mais fiéis a marcas, mas, sim, a uma boa experiência. A empresa é cada vez mais obrigada a superar as expectativas dos clientes na jornada de compra, fazendo com que eles sempre voltem e ainda recomendem a sua empresa para outras pessoas. O que o cliente diz pode impactar diretamente nas suas vendas.
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