Pesquisar no Blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

3 dicas para criar uma estratégia de marketing omnichannel

Uma estratégia omnichannel acontece quando o marketing de uma organização concentra seus esforços em uma campanha de múltiplos canais, ou seja, quando a ação é pensada e preparada para atender o consumidor em todas as etapas da jornada de compra, tanto no ambiente físico como no digital. 

 

Antes de mais nada, é importante entender a diferença entre multicanal e omnichannel. No caso da estratégia multicanal, a empresa usa diversos meios de venda e contato com o público, já no caso do omnichannel todos esses canais são integrados, o que permite uma mensagem mais clara e coesa, além de uma experiência mais agradável e satisfatória entre a marca e o cliente. 

 

Para ajudar a criar uma estratégia de marketing omnichannel para o seu negócio, a Gofind, localizador de produtos que utiliza inteligência artificial para ajudar marcas a mostrar para o consumidor onde encontrar produtos disponíveis nas proximidades, lista três pontos fundamentais:

 

 

Trabalhe a mensagem na maior quantidade possível de canais 

 

O conceito de omnichannel está relacionado à ideia de que, independentemente do canal de contato, a sua empresa deve oferecer uma mensagem relevante e personalizada ao público. Além disso, significa que, de acordo com a etapa da jornada de compra em que ele se encontra, estes canais devem oferecer uma comunicação coesa, tornando a jornada um caminho leve para convergir mais vendas e, consequentemente, experiências positivas com a marca.

 

No marketing, esta estratégia preocupa-se em impactar o consumidor em todos os canais, mantendo a atenção desses usuários por muito mais tempo e com muito mais qualidade em diversos locais, como sites, redes sociais, WhatsApp, SMS, email marketing e chatbot.  Até o SAC pode fazer parte da sua campanha multicanal.

 

 

Tenha uma plataforma completa

É necessário ter uma plataforma de gerência, coleta e análise de dados, pois é ela que irá permitir o gerenciamento de campanhas, pedidos, buscas por produtos e dados de ruptura. Mantendo sempre o estoque em dia, é possível aproximar as lojas dos seus clientes. Além disso, irá beneficiar a rentabilidade dos produtos e o fluxo de mercadorias. Uma cadeia de suprimentos verdadeiramente administrada promove eficiência e velocidade para responder positivamente às metas operacionais e às perspectivas do cliente.

 

Fidelize os clientes

Consumidores não são mais fiéis a marcas, mas, sim, a uma boa experiência. A empresa é cada vez mais obrigada a superar as expectativas dos clientes na jornada de compra, fazendo com que eles sempre voltem e ainda recomendem a sua empresa para outras pessoas. O que o cliente diz pode impactar diretamente nas suas vendas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados