Em todo o país, reclamações de
consumidores do setor representam 38%, segundo site Consumidor.gov
O
setor de telecomunicações foi o que mais recebeu reclamações em todo o Brasil,
no mês de agosto. É o que dizem os números divulgados pela plataforma
Consumidor.gov, que é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor
(Senacon).
Cerca
de 38% de todas as reclamações do site são de clientes de empresas do setor de
telefonia, internet e TV por assinatura. Em seguida aparecem os bancos,
financeiras e administradoras de cartão, com 25%, e comércio eletrônico, com
7%.
Os
dados dizem respeito apenas às queixas feitas na plataforma e não incluem
reclamações no Procon. Entre os principais problemas apontados estão a cobrança
indevida, oferta ou venda enganosa - onde o serviço não foi fornecido - mal
funcionamento e alteração de plano sem aviso prévio.
A
empresária Vanessa Miranda, de 39 anos, conta que enfrentou alguns desses
problemas. De acordo com ela, a velocidade de internet contratada não era
entregue e a empresa não resolveu a questão. Vanessa disse também que enfrentou
problemas ao tentar realizar um procedimento de mudança de titularidade.
Ainda
segundo a empresária, além de não ter a solicitação atendida, ela teve a TV por
assinatura cancelada. “Eles me explicaram que para ser feita essa transferência
[de titularidade], eles precisariam cancelar minha TV. Depois, eu deveria
entrar em contato para solicitá-la novamente”.
Quando
Vanessa percebeu que a TV não estava mais funcionando, pensou que o processo de
mudança de titularidade havia sido feito. Mas a operadora não realizou o
procedimento.
A
situação piorou quando um técnico foi até a casa dela no momento em que apenas
seu filho menor de idade estava no local: “Um técnico veio aqui, entrou, tirou
todos os meus aparelhos sem a assinatura de uma pessoa maior de idade”, conta
Vanessa.
O
advogado Igor Britto, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec),
explica que a quantidade de reclamações no setor de telecomunicações é reflexo
do elevado número de clientes dessas companhias. “São vários fatores que fazem
essas empresas serem tradicionalmente as mais reclamadas. O primeiro deles, com
certeza, é a quantidade de consumidores que cada uma dessas empresas possui”,
destaca.
Consumidor.gov
O
portal Consumidor.gov é um serviço público lançado em junho de 2014 que permite
a interlocução direta entre consumidores e empresas, para solução de conflitos
de consumo pela internet. O monitoramento é feito pelo Ministério da Justiça
através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Procons, Defensorias e
Ministérios Públicos.
Atualmente,
a plataforma possui 1,5 milhão de usuários cadastrados, 568 empresas
participantes e 2 milhões de reclamações finalizadas.
Fonte: https://www.agenciadoradio.com.br/
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