Pesquisar no Blog

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Dia Mundial da Imunização: entenda qual a importância da vacinação no Brasil


 Comemorada no dia 09 de junho, a vacina é o caminho para a prevenção de diversas doenças, tendo grande impacto na saúde pública


O Dia Mundial da Imunização não é lembrado por muitos, mas a sua relevância é enorme. O tema possui tamanha importância que a data foi criada para alertar a população sobre a importância da vacinação e imunização. 

No cenário brasileiro, o país possui o Programa Nacional de Imunizações, com o objetivo de conscientizar as pessoas à prestarem mais atenção no calendário nacional de vacinações, estabelecido pelo órgão responsável da saúde.

O controle e a erradicação de doenças contagiosas são algumas das maiores conquistas em saúde pública. Vale lembrar que, por exemplo, em 2019 comemoram-se os 20 anos do início das campanhas de vacinação contra o vírus da gripe (influenza), realizadas pelo Ministério da Saúde. O programa brasileiro de imunizações é mundialmente reconhecido e elogiado, sendo um dos mais completos programas de imunização pública do mundo.

Segundo Susanne Edinger Pereira, infectologista da Cia. da Consulta, desde antes da criação do Programa Nacional de Imunizações, até hoje, várias campanhas de vacinação conseguiram erradicar doenças que assombravam o Brasil, como a pólio e a rubéola, além de controlar casos de sarampo, varicela, rotavírus, H1N1 e meningite, no país. “Ainda ocorrem muitas mortes e sequelas devido a doenças que podem ser prevenidas pelas próprias vacinas. Isso demonstra que apesar de tudo que já foi conseguido, ainda temos muito caminho para avançar e muitos desafios pela frente”, ressalta a infectologista.

As vacinas estimulam o sistema imunológico de forma a proteger quem as recebe pela resposta imunológica criando ou conferindo anticorpos ao indivíduo. Com isso, o sistema imunológico reconhece agentes que causam doenças, produzindo anticorpos que evitam as moléstias causadas por esses microrganismos.




Cia. da Consulta
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados