A rotina diária tem um papel muito importante na manutenção da beleza do rosto, com destaque para o uso do filtro solar. Já sabemos que os raios UV são responsáveis por cerca de 80% dos sinais de envelhecimento, incluindo manchas e rugas profundas. Os cremes com ativos como vitamina C e ácido retinoico também são bons aliados para preservar a boa textura da pele.
Conheça a estrutura do seu rosto e cuidado com os “modismo”
O bom procedimento valorizar os traços individuais da paciente, e corrige as possíveis queixas. Nem todos os pacientes ficam bem com o “visual da moda”. Ao respeitar a estrutura facial, é possível garantir resultados naturais e harmônicos, de um rosto que não irá aparentar que acabou de sair de um consultório para algum procedimento.
Evite o fumo
Além dos diversos malefícios causados à saúde, o cigarro piora muito as rugas ao redor da boca, formando o temido “código de barra”, e prejudica bastante a vascularização facial da pele. As consequências são uma mudança na tonalidade cinzentada, e uma maior chance de problemas e complicações após uma cirurgia facial. A nicotina também atrapalha a produção natural de colágeno, que é responsável pela firmeza, tornando a face mais flácida com o passar dos anos.
Controle o peso
O excesso de peso pode, por vezes dar um aspecto de “inchado” a face, pelo aumento do volume das bochechas, pescoço e pálpebras. A flutuação frequente do peso pode comprometer toda a sustentação da face, pois a pele muitas vezes não consegue acompanhar estas variações, surgindo uma flacidez excessiva e dando um aspecto envelhecido. Vale ressaltar que uma alimentação saudável e equilibrada oferece nutrientes e antioxidantes que ajudam a preservar as estruturas da pele. Já os exercícios estimulam a produção de substâncias químicas que têm importante ação contra o envelhecimento, como, por exemplo, o hormônio de crescimento (GH).
Mantenha o bom-humor
Levar a vida com mais leveza e bom humor é uma das fórmulas para manter corpo, mente e alma sempre jovens. O estresse tende a causar um processo de inflamação nas células, o que pode refletir na saúde da pele, prejudicando a textura, o viço e acelerando o processo de envelhecimento. Meditação, terapia e hobbies prazerosos ajudam a relaxar a mente e garantir uma rotina mais agradável.
Durma bem
Uma boa noite de sono é altamente reparadora. Durante o repouso, o organismo combate com mais facilidade os radicais livres, que podem causar envelhecimento precoce. Isso ocorre devido à produção da melatonina, o hormônio que, além de induzir o sono, é um poderoso antioxidante. É também o momento em que a regeneração celular atinge o ápice.
Não acredite em “milagres”
Cuidado! Nenhum procedimento estético ou cirurgia plástica vai deixar o seu nariz ou formato do rosto idêntico igual o de uma celebridade, mas, por outro lado, pode ajudar a amenizar as marcas da idade, como flacidez, contorno, pálpebra caída, etc O envelhecimento é um processo natural, que ocorre para todos. Todo e qualquer procedimento traz algum tipo de risco. Informe-se antes de se submeter a qualquer tipo de intervenção! Leia sobre o tema em fontes confiáveis e procure profissionais capacitados e membros titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário