A
tecnologia e suas formas de interação estão em constante mudança. Com 2019 já
em curso, destaco aqui cinco previsões para os setores de tecnologia e
telecomunicações na América Latina e o que podemos esperar.
1.
Operações de rede mais rápidas e eficientes graças à automação inteligente
As redes
estão se tornando mais inteligentes graças aos avanços de rede mais proativos.
Embora muitas operadoras na América Latina continuem contando com processos
antigos e trabalhando de forma reativa, novos progressos tecnológicos vêm
criando redes e sistemas capazes de prever falhas e fazer alterações sem a
necessidade de intervenção humana, antes mesmo que o problema aconteça. Esse é
um passo fundamental em direção a uma verdadeira Rede
Adaptativa™, que aumenta a eficiência, reduz custos e ajuda os operadores a
alcançarem os resultados esperados, mesmo frente a constantes mudanças de
demanda.
A automação
inteligente gera também economia nos processos de lançamento dos produtos no
mercado, o que é em si um grande diferencial frente à concorrência. Em vez de
depender que indivíduos determinem os erros no sistema, fluxos de trabalho
automatizados responsáveis por identificar erros no sistema já ajudaram a Ciena
a economizar 67% em custos operacionais, aumentar em 15% a aceleração de
receita e alcançar retorno sobre os investimentos 5,4 vezes mais rápido.
2. Primeiros
passos em direção ao 5G e a divisão do bolo
A Verizon
vai ser uma das primeiras operadoras de rede móvel do mundo a oferecer 5G
comercial ainda este ano. A última geração de rede móvel vai focar em uma
grande variedade de novas tecnologias, entre elas SDN, NFV, automação
inteligente e análise. Um dos principais recursos do 5G vai ser
"dividir" a rede física para garantir a performance de rede de ponta
a ponta para serviços críticos, como cidades inteligentes, realidade virtual e
aumentada. Embora os serviços comerciais de 5G na América Latina estejam a anos
de distância, a longa jornada para a 5G pode começar agora com a implantação
das tecnologias necessárias.
Os serviços
de comunicação de resposta a emergências podem receber uma "fatia do bolo"
do 5G para garantir que essas redes nunca falhem. Essa será uma ferramenta
essencial para cidades inteligentes, pois ela dará prioridade a serviços
essenciais. Acredita-se que o 5G será a maior inovação do setor de
telecomunicações da próxima década e, quanto mais as operadoras se movimentarem
hoje, mais fácil será a transição no futuro.
3.
Crescente necessidade de proteger dados físicos
A América
Latina nunca sofreu tantos ataques cibernéticos como em 2018. Executivos do
setor estão começando a perceber o tamanho do risco representados por eles e
outros tipos de malware e estão reforçando suas políticas de segurança para
proteger dados sigilosos. As principais instituições financeiras do Chile foram
vítimas de grandes ataques cibernéticos e perderam milhões de dólares no
processo. Outros países como Colômbia, Equador, México e Venezuela são alvos
cada vez mais frequentes de ataques de malware: segundo um estudo da ESET, 45%
das empresas nesses países já foram afetadas.
As
discussões em torno da segurança de rede e segurança de dados devem ganhar
ainda mais força em 2019, especialmente em relação à necessidade de desenvolver
novas proteções de rede. As organizações precisam usar métodos abrangentes de
segurança para garantir a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade
dos dados em suas redes. Para evitar tantas ameaças cibernéticas, será
necessário reforçar as políticas anti-phishing e introduzir criptografia e
outras medidas de segurança, como autenticação em dois fatores. Apesar de útil
para garantir maior eficiência e otimização, a Inteligência Artificial (IA)
também está sendo usada por criminosos cibernéticos para roubar informações. Ao
mesmo tempo, o uso da tecnologia nos pontos certos da rede pode detectar
mutações em códigos antigos de malware e ajudar a mitigar os ataques. A
criptografia ponta a ponta vai ganhar cada vez mais importância na proteção da
privacidade e na segurança das informações, e vai ser usada para todos os dados
transferidos pelas redes de fibra óptica.
4. A adoção
da IA nas empresas
A
Inteligência Artificial se torna uma realidade cada vez mais comum no dia a dia
das empresas, e chegou a hora de reavaliar sua função no ambiente de trabalho.
O uso de serviços como o Google Home e o Alexa da Amazon permitem que as
pessoas realizem funções básicas em casa e a utilização dentro das empresas é o
próximo passo. Na América latina, foi investido cerca de US$ 1,64 bilhão
em IA ao longo de 2018 — um aumento significativo em comparação ao US$ 1,1
bilhão investido em 2017, segundo um estudo
realizado pela Everis and Endeavor, que cita ainda a proliferação de
chatbots (utilizados por 30% das empresas) e a conversão de voz em texto
(utilizada por 21% das empresas). A IA ajuda organizações a serem mais
eficientes e econômicas, além de reduzir o tempo de pesquisa em grandes
conjuntos de dados.
Em maior
escala, a infraestrutura de rede de fibra óptica e de pacotes também pode ser
reforçada de forma significativa com a IA, outro recurso que pode agregar valor
tanto às empresas quanto às operadoras. Ao eliminar a necessidade de
diagnosticar um problema depois que ele já ocorreu, a IA usa dados para prever
a probabilidade de falhas na rede e resolvê-las antes mesmo de acontecerem,
eliminando processos manuais demorados e ressaltando ainda mais a eficiência
proporcionada pela tecnologia.
5. Sistemas
mais ágeis
As equipes
de TI e de rede costumam operar separadamente, apesar de terem objetivos
similares: agilizar processos internamente e para clientes. Atualmente,
operadoras latino-americanas usam sistemas rudimentares, operados separadamente
pelos dois times por meio de um grande número de processos manuais, resultando
em longos períodos entre o estudo de viabilidade de um item e sua entrega. As
ineficiências são consequência do grande isolamento das equipes: dados
estáticos e fragmentados demandam a utilização de processos manuais, que
limitam a visibilidade do serviço em tempo real, cujo resultado é a geração de
redes subutilizadas ou muito complexas. Processos como a automação são
essenciais para quebrar as barreiras entre as equipes de TI e de rede e para
garantir sistemas mais ágeis. Eles serão componentes importantes para a
aceleração da transformação digital e para a uniformização dos processos de
ponta a ponta.
Com 2020 batendo na porta, é
difícil imaginar quais necessidades surgirão na próxima década, e quais
inovações serão lançadas em resposta a elas. Os avanços de hoje dão forma à
tecnologia de amanhã, sejam eles em 5G, inteligência artificial, automação ou
unificação das operações.
Hector Silva – CTO
e chefe estratégico de vendas da Ciena para a América Latina
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