Com a proximidade da Páscoa, que
acontece no próximo dia 21, os estabelecimentos tendem a receber um fluxo maior
de pessoas. Segundo a Associação
Paulista de Supermercados (APAS), por exemplo, as
vendas nesse período devem crescer 5% em 2019, o que representa uma maior
circulação de consumidores dentro das lojas.
Segundo a ADT, empresa de monitoramento
de alarme, os pontos comerciais tornam-se focos de atração para pessoas mal
intencionadas e bandidos - especialmente nesses épocas -, já que mercadorias e
equipamentos valiosos ficam constantemente expostos. “O lojista precisa apostar
em soluções e sistemas de segurança ou poderá ter um grande prejuízo”, destaca
Robert Wagner dos Santos, especialista em segurança da empresa.
A ADT relacionou algumas ações
preventivas para evitar roubos e furtos, além dos procedimentos corretos para
agir em casos de invasão. Confira.
1. Cuidados
prévios - Tenha números de emergência sempre em mãos, como o da
Polícia Militar (190); SAMU (192); Bombeiros (193) e Disque Denúncia (181).
Além disso, o número de pessoas de confiança também pode ser útil. Combine com
elas o que fazer em casos de suspeitas ou ocorrências;
2. Conheça
os riscos - O primeiro passo para evitar essas
situações é avaliar as vulnerabilidades do seu estabelecimento e se prevenir. É
importante prestar atenção em cada detalhe que possa facilitar a ação do
bandido, como áreas sem monitoramento, prateleiras escondidas, áreas pouco
iluminadas, entre outros;
3. Rotinas
- Estabeleça uma rotina no comércio, pois o atraso gera
alertas. Combine horários de abertura e fechamento da loja e converse com
alguns vizinhos para que se tornem aliados da vigilância do local. Eles podem
avisar se houver atraso na abertura da loja ou alguma movimentação além do
horário habitual de fechamento, como luzes acesas no interior do
estabelecimento;
4. Evite
ficar sozinho - Evite ficar sozinho no local ou deixar
outro funcionário por lá. É recomendado que haja sempre duas pessoas para
fechar a loja;
5. Estoque
- Mantenha o controle do estoque atualizado e tente fazer a
conferência dos itens ao final de cada dia, o que ajuda a perceber se algo está
faltando;
6. Fechamentos
de caixas - Combine horários diferentes para a
realização dessa atividade e evite fazer o fechamento dos caixas em horários de
muito movimento;
7. Valores
- Evite manipular valores elevados na loja. Dê preferência
para pagamentos via banco e benefícios via operadoras especializadas. Os
bandidos podem ter acesso fácil a informações como dias de pagamento e entrega
de valores no local;
8. Estabeleça
códigos - Estabeleça códigos com outros funcionários que indiquem uma
situação de perigo. Pode ser uma frase, ou uma sequência de sons, que servirá
como alerta para chamar a polícia caso necessário;
9. Alarme
monitorado - Invista em alarme monitorado, que
possui sensores que detectam abertura de portas e presença de pessoas em
ambientes indesejados. As equipes de monitoramento, disponíveis 24 horas por
dia, avisam rapidamente quando acontece uma invasão, e podem alertar as
autoridades, mesmo que não consigam avisar os responsáveis pelo comércio;
10.
Tempo para providências -
Tenha locais de difícil acesso na loja. Coloque obstáculos, como cadeados, para
acessar objetos mais valiosos ou mesmo portas para chegar até eles. O alarme
monitorado avisará quando esses obstáculos forem cruzados ou quando houver
pessoas não autorizadas no local.
ADT
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