É
preciso ter planejamento estratégico para uma divulgação eficaz na internet
A
ascensão das redes sociais (bem como da internet) na relação entre empresas,
lojas, marcas e consumidores mudou o cenário do marketing no Brasil e no mundo.
Apesar disso, muitos empreendedores ainda não sabem como aplicar as estratégias
de divulgação necessárias para um negócio bem sucedido; é o que apontou uma
pesquisa realizada pela Web Estratégica – consultoria sobre negócios digitais,
que diz: 56,4% das empresas investem apenas de 10% a 20% do orçamento de
marketing nos canais digitais.
A
internet é um mercado latente para qualquer negócio expandir, mas é preciso ter
visão, entender do mecanismo e ser arrojado. “Tempo
é dinheiro, e toda mudança precisa começar agora. “O momento do planejamento
estratégico é uma oportunidade para refletir e repensar os modelos atuais de
marketing”, salientou o CEO & Founder da TurboMKT – Plataforma
de Negócios Online, Edson Moreira. “As
empresas precisam quebrar alguns paradigmas para aproveitar o potencial do
digital nas estratégias de divulgação. Existem medidas simples que são fundamentais
e precisam ser adotadas imediatamente”, completou.
Especialista
e palestrante no mercado digital, Moreira preparou algumas dicas e estratégias
para ajudar os empreendedores que querem alavancar as vendas e ter um plano
estratégico eficaz. E destaca ser fundamental seguir as etapas mencionadas e
iniciar com o passo número 1, pois entender quem é o público alvo da empresa é
a parte mais importante dessa jornada. “Feito
isso, comece. Um
plano de marketing simples executado de forma intensa é muito mais poderoso que
um plano perfeito que fica na gaveta”, salientou. Então,
saiba:
1
- Conheça o seu público alvo: a
importância de conhecer o público alvo com a maior precisão possível direciona
a comunicação, ajusta as campanhas de divulgação e cria uma mensagem que é
absorvida com muito mais naturalidade pela sua audiência. É recomendado
investir um tempo com a equipe de trabalho e definir em detalhes quem é o
público alvo. Isso inclui idade, gênero, dados demográficos, dores, desejos,
hábitos etc. Quanto maior a riqueza de detalhes, melhor será a confecção da
mensagem e os resultados das campanhas.
2
- Faça um planejamento das campanhas de marketing: uma vez que você conhece o público
alvo, é necessário estabelecer o objetivo das campanhas de marketing. Esses
objetivos podem ser vários: reconhecimento a marca, tráfego no website,
curtidas na página do Facebook, criação de uma lista de e-mails, cadastro em um
evento online ou presencial, compras do produto etc. “Esse planejamento deve ser feito com
objetivos, metas mensuráveis e um plano de ação para o acompanhamento das
campanhas. O mercado digital flutua bastante e está sempre suscetível a
mudanças. É muito importante que a equipe de marketing esteja atenta a essas
mudanças e reaja rápido a fim de otimizar os recursos que forem utilizados nas
campanhas. Em outras palavras, é preciso estar atento à direção do vento, sua
intensidade e ajustar as velas sempre!”, aconselhou Moreira.
3
- Defina um processo interno para o andamento das campanhas de marketing: assim que as campanhas de marketing de
resposta direta estiverem em andamento, é necessário definir um processo que
siga algumas etapas muito importantes, sendo geração de tráfego, coleta dos
dados, análise e otimização.
4
- Use o poder de distribuição da internet para escalar o seu negócio: tão importante quanto levar a mensagem
da empresa para a audiência, é a frequência com que você faz isso. Se as
campanhas estiverem atingindo as pessoas corretas, de acordo com as metas e os
objetivos, é importante adicionar mais um ingrediente nessa fórmula para
escalar os resultados: a frequência. ”Mesmo
considerando os excelentes resultados conquistados ao implementar os três
passos acima, para manter esses resultados você não pode subestimar esse
ingrediente: a frequência”, comentou o especialista.
5
- Estabeleça metas de divulgação e cumpra: se você consegue divulgar
informações sobre a empresa, sobre o produto, ou até mesmo informações sobre o
mercado para manter a audiência da empresa ativa, faça isso de maneira consistente.
Estabeleça uma agenda, pode ser algo como uma vez na semana ou uma vez ao dia,
mas seja consistente. Isso engajará as pessoas e elas mesmas passarão a
compartilhar as informações, aumentando frequentemente e consideravelmente o
número de impactados pela mensagem.
Comece
hoje mesmo, as condições perfeitas nunca existirão; várias empresas reconhecem
o poder do marketing de resposta direta, acompanham o trabalho de outros
negócios, mas ficam travadas pensando em tudo o que precisam fazer para começar.
Isso é uma crença limitante. Para começar, basta simplesmente começar!
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