Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

COMO ORGANIZAR A MESA PARA AS CEIAS DO FINAL DE ANO


Aprenda a disposição correta das taças, pratos e talheres para deixar a noite ainda mais encantadora


As festas do final do ano estão chegando e a ceia do Natal é um momento importante dessas celebrações, trazendo sentimento de solidariedade e união entre as famílias e amigos. Logo depois, vem a ceia do Ano Novo, renovando a esperança com o ano que se inicia.

Não adianta dedicar todo o seu tempo preparando o menu especial, se a mesa está mal arrumada. Entretanto, a decoração da mesa para as festas são um certo desafio, e os detalhes fazem toda diferença. Assim seguem algumas dicas para ajudá-la na montagem.


MESA Á FRANCESA 

É uma ótima opção para juntar todo mundo ao redor de uma mesa, mas é preciso seguir um a requintada etiqueta.

Uma mesa à francesa é composta por diversos utensílios, como pratos, talheres e taças, e todos em seus devidos lugares.

A disposição dos talheres à mesa deve ser de fora para dentro, seguindo a ordem de uso durante a refeição: nas duas extremidades ficam os talheres de entrada; depois, os de peixe (se algum prato com peixe for servido); por último, o garfo e a faca usados no prato principal. Os utensílios de sobremesa vão lá em cima, bem como a faquinha usada para passar manteiga no pão.

Para compor uma mesa à francesa é importante que você tenha um jogo especial, com peças que contemplam todos os convidados, além de faqueiros e taças.


Uso do Sousplat – (prato de baixo)

Essa peça se parece com um prato grande, é maior que o da refeição, mede cerca de 35 cm de diâmetro. Ele deve ficar embaixo de todos os pratos que serão servidos durante a noite, pois ele serve como uma base, cumprindo uma das principais regras de etiqueta que é "nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca dos pratos".

Porém, sua função vai além: ele evita que os pratos deslizem sobre a mesa e que a comida respingue sobre a toalha, assim, ele deve ser posicionado aproximadamente 2,5 cm da borda da mesa, e já deve estar na mesa, antes de os convidados se sentarem.

O Sousplat deve ser usado apenas nas refeições completas (entrada, prato principal e sobremesa). Mas, as sobremesas nunca devem ser servidas sobre eles. Ao servi-las, eles devem ser retirados da mesa.

Se o Sousplat for de vidro, aço inox ou prata, é recomendado usar um pequeno tecido sobre os eles, assim evitará que o prato deslize gerando ruídos.


RECEPÇÃO INFORMAL

A ceia pode ser servida de forma mais descontraída, sem a necessidade do requinte da mesa à francesa; porém, para não perder o glamour, devemos seguir a etiqueta.

Na versão informal há menos talheres à mesa. Como no exemplo anterior, os utensílios usados para saborear a entrada ficam nas extremidades, e o garfo e a faca indicados para a refeição principal, mais perto do prato. 


SERVIÇO À AMERICANA

Por ser um informal, o serviço à americana é bem prático, ideal para receber um grande número de convidados, sendo uma excelente opção para a ceia de Ano Novo.

Resolve o problema da falta de espaço, quando não tem local para todos sentarem à mesa. Além do mais, o anfitrião fica mais livre para dar atenção a todos os convidados.

Primeiramente, é fundamental pensar onde ficará a mesa principal, pois a arrumação da mesa, no serviço à americana, deve facilitar a circulação dos convidados. Coloque um belo arranjo de flores, velas ou vasos no centro da mesa, e ao redor ficará o espaço para a montagem dos talheres, guardanapos, pratos e taças, colocando em seguida, numa ordem à francesa, o buffet: entradas, pratos frios, pratos quentes, acompanhamento e sobremesas.

Caso não tenha um grande espaço, encoste a mesa em uma parede para aumentar a área de circulação. Num lado, coloque o prato em pilhas (com no máximo 10 pratos) juntamente com os guardanapos. No outro, ficam os talhares e facas.

Outra opção é usar um aparador para colocar o buffet, seguindo a ordem: entrada, pratos frios, pratos quentes, acompanhamento e sobremesas, e outro aparador para colocar os copos, pratos, talheres e guardanapos, mas de uma maneira funcional, seguindo a ordem de uso.

Porém, como no serviço à americana as pessoas se sevem sozinhas e comem com o prato na mão, sentadas em sofás ou poltronas, o buffet deve ser elaborado com as comidas que possam ser facilmente servidas, de preferência sem o uso da faca, como carnes fatiadas ou picadas, frangos desossados e cortados


DECORAÇÃO

A maioria das decorações para a ceia de Natal envolvem as cores tradicionais, pois remetem à data, como o vermelho, verde e dourado.

Nada há de errado em querer inovar com uma decoração diferente, usando outras cores, basta tomar cuidado para tornar sua mesa a mais harmoniosa possível.

Para a ceia do Ano Novo, não só abuse e use do branco, que é o tom que mais simboliza esta época, como também das cores metálicas e de tons claros e os dourados, que dão efeitos especiais para a ocasião. Se quiser aumentar o tom festivo, espalhe balões inflados dourados presos nas paredes.

Use a sua criatividade, comemore a data com a família e amigos e boas festas!





Le Filó Assessoria de Organização
www.lefiloorganizacao.com.br
Facebook: lefiloorganização.com.br
Instagram: @legiloorganizacao
WhatsApp: (11)98593-8788


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados