Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Verão: especialista da Condor fala sobre os cuidados diários essenciais para a saúde da pele durante a estação


Embora a pele seja o maior órgão do corpo humano, mantê-la com a saúde em dia não é nenhum bicho de sete cabeças. Cuidados como fotoproteção, limpeza adequada, uso de hidratantes e visitas regulares ao dermatologista são fundamentais. Essa última em especial pode ajudar em mudanças que, por mais sutis que sejam, farão toda a diferença.

 “Além dos cuidados diários em casa e das visitas regulares ao seu médico, uma alimentação saudável e balanceada, e a prática orientada de atividades físicas também são formas de garantir que a saúde e a beleza andem lado a lado quando o assunto é a pele. Porém, qualquer orientação nutricional ou física deve ser feita por um especialista”, destaca a Dra. Luciana Maluf, dermatologista e consultora de Beleza da Condor.

Limpar adequadamente a pele é o ponto de partida. A água morna é sempre a melhor escolha, pois ajuda a preservar a oleosidade natural. O melhor sabonete (seja líquido ou em barra) será determinado pelo tipo de pele em que será aplicado. “Procure as indicações nos rótulos ou vá direto na fonte, consultando seu dermatologista sobre os melhores produtos para você”, recomenda a Dra. Luciana.

A dica é escolher produtos feitos especialmente para determinado tipo de pele. Seguindo alguns passos simples, como aplicar o hidratante com as mãos em movimentos suaves e circulares, não esquecer de espalhar o produto (sempre com a pele seca) e massagear a região, garantem uma melhor absorção e os resultados serão satisfatórios. Outro cuidado essencial é investir em banhos mornos e rápidos.

Após a hidratação, é o momento da fotoproteção. A escolha do filtro deve ser feita de acordo com o tipo de pele e conter a proteção contra os raios UVA e UVB. A exposição diária a esses raios sem a devida proteção é a grande responsável pelo envelhecimento e pelas manchas da pele, assim como pelo aparecimento do câncer cutâneo. Para manter a pele protegida, a reaplicação do produto também é fundamental. A recomendação é passar o protetor a cada três horas com fator de pelo menos 20 no dia a dia e ainda maior em casos de exposição mais intensa ao sol, como na praia ou na piscina.

Para não precisar retirar a maquiagem a cada aplicação (seja do hidratante ou do protetor), invista em versões que aliam funções: um hidratante com fator de proteção solar e cor, um spray fixador de maquiagem com protetor solar e pós-faciais também com proteção.


Atenção para a pele oleosa: a chegada das estações mais quentes provoca um aumento na atividade das glândulas responsáveis por produzir a transpiração, e que mantém o corpo numa temperatura mais baixa. Ao mesmo tempo, as glândulas que produzem oleosidade também aumentam sua produtividade o que causa a sensação desagradável de pele “grudenta”.  

Por isso, quem normalmente sofre com o excesso de oleosidade precisa de cuidados especiais. Na hora de escolher o hidratante, cheque o rótulo dos matificantes, que tiram o brilho, ou das opções que tenham ativos que ajudem na renovação da pele, como ácido glicólico, por exemplo.

É preciso atenção também com o excesso de maquiagem para não obstruir os poros. “Troque a base, por exemplo, por um filtro leve que traga cor e tenha silicone na fórmula. Essa substância forma um filme protetor, sem penetrar na pele. Ao invés dos cremes, a alternativa são os produtos mais secos, como o gel ou o sérum”, indica a Dra. Luciana.


Pele seca: se a pele tende a ser mais seca mesmo no verão, o cuidado deve ser redobrado. Para limpar, o ideal são os sabonetes líquidos especiais para peles secas, que devem ser livres de qualquer agente agressor. Por isso, o indicado são loções e emulsões de limpeza, sabonetes cremosos ou os líquidos à base de extratos calmantes como calêndula, camomila, e aloe vera.

De 3 a 5 minutos após lavar o rosto, os corneócitos (células mais periféricas) estão mais maleáveis e facilitam a capacidade de absorção. Portanto, após o sabonete, recomenda-se o uso de tônicos calmantes hidratantes à base de fatores de aminoácidos e extratos calmantes sem álcool. Em seguida, vem o hidratante, que deve conter substâncias capazes de segurar a água na pele. A temperatura da água deve ser entre morna e fria.


Cabelos - A água do mar, o cloro da piscina, os raios solares e a poluição são quatro principais danos que se intensificam no verão. O suor, o calor e a umidade, por exemplo, facilitam problemas como a seborreia e a caspa, tornando maior também o risco do couro cabeludo queimar se não estiver bem protegido.

Para evitar o primeiro problema, não existe fórmula mágica. “É fundamental realizar a higienização correta, afinal, é dela que obtemos o brilho, o viço e a força refletida nos fios. Por isso, além de uma boa limpeza (sempre com produtos próprios para o seu tipo de cabelo e pele), a reposição de nutrientes e a hidratação são importantes”, enfatiza doutora.

Algumas dicas para deixar as madeixas hidratadas durante o verão são: utilizar produtos hidratantes e filtros solares em spray ou cremes "leave on", que proporcionam maior proteção aos cabelos e garantem sua hidratação, maciez e brilho.





Condor
http://www.condor.ind.br/  / SAC: 0800 47 6666



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados