Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

MIOPIA: Uma distorção ocular que vai muito além da hereditariedade


A "dificuldade em ver ao longe" é um problema ocular em que se consegue ver perfeitamente os objetos próximos, porém os que estão mais afastados ficam desfocados


Esta refração visual tem na genética sua principal origem, mas fatores externos também podem afetar a visão e influenciar no desenvolvimento do problema, como por exemplo a grande incidência de luz nos olhos originada pelo uso constante de computadores, tablets e smartphones, por longos períodos.

De acordo com um levantamento realizado pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) / TIC Kids On-line, o uso intensivo de equipamentos tecnológicos por crianças e adolescentes, bem como seus potenciais riscos à saúde, vem se tornando objeto de inúmeras pesquisas, com relatos frequentes de problemas em idades cada vez mais precoces na literatura e em consultórios médicos. Entre os riscos à saúde associados ao uso intensivo de equipamentos tecnológicos, podem ser citados os problemas oculares, como a miopia. (*)

Para o presidente da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR-BRASCRS), o oftalmologista Prof. Dr. Walton Nosé, o uso de aparelhos eletrônicos próximos aos olhos contribui para um esforço excessivo de acomodação ocular. "Isso porque o músculo dos nossos olhos, que trabalha como uma espécie de zoom para a captura da imagem precisa fazer esse trabalho de maneira repetitiva, o que pode proporcionar o início da miopia. E qualquer pessoa que, com muita frequência passa mais de duas horas diante desses aparelhos sem pausa, pode ser afetada gerando nelas o ressecamento dos olhos, a miopia, entre outras alterações oculares".

Como forma de prevenção para este caso, o especialista pontua algumas dicas importantes:

A cada 50 minutos de trabalho no computador, o ideal é descansar de cinco a dez minutos, de preferência olhando para o horizonte para mudar o foco.
O computador deve ser utilizado em ambientes iluminados, porém evitando reflexos de janelas na tela.

É importante piscar mais, mesmo que voluntariamente, para lubrificar os olhos.
Evitar luzes apontadas diretamente para os olhos, como luminárias de mesa. Isso pode causar ofuscamento.

Tomar cuidado com a utilização de computador em áreas com ar-condicionado muito forte. Isto ajuda a contribuir para o ressecamento dos olhos.

Manter o monitor sempre limpo por causa da estática, pois é grande o acúmulo de pó na tela, o que piora a imagem.

Se o ressecamento dos olhos for muito acentuado, é primordial procurar um oftalmologista que indicará um colírio.

O monitor deve ficar a uma distância de 50 centímetros dos olhos.
Nunca ficar com o monitor acima do nível dos olhos. "Além de forçar mais os músculos, essa posição exige que a fenda palpebral fique mais aberta, agravando o ressecamento".

O Prof. Dr. Walton Nosé afirma que a miopia é a causa mais frequente de deficiência de visão à distância no mundo. "O crescimento de casos de miopia, em âmbito mundial, pode prejudicar a qualidade de vida e a saúde de quem sofre com esta distorção visual. Além de ser incômoda, a miopia aumenta o risco de doenças graves, como degeneração macular míope, descolamento de retina, glaucoma e catarata, sendo uma das principais causas de deficiência visual e cegueira em muitos países".

Estudos internacionais relatam que o início precoce da miopia aumenta a carga econômica da vida relacionada à perda de produtividade e independência, levando a uma redução da qualidade de vida. "Um erro refrativo não corrigido poderá afetar na atuação profissional e social de uma pessoa, que deixará de exercer suas atividades de forma plena. O impacto que isso gera é imensurável, pois grande parte do relacionamento humano com o meio ambiente depende da visão", comenta o presidente da ABCCR.

Para corrigir este erro refrativo, o tratamento de miopia pode ser feito com a indicação de óculos de grau ou lentes de contato que deverão possuir lentes que auxiliam no deslocamento do ponto focal para trás, corrigindo a distância focal do olho míope, ajudando a reduzir a taxa de progressão da miopia. "Se isto não resolver o problema de visão, a cirurgia refrativa é outra opção e as técnicas aplicadas neste procedimento serão escolhidas pelo especialista com base nas características e necessidades do paciente", relata Dr. Walton Nosé.

Intervenções farmacológicas que afetam as mudanças na esclera também têm se revelado uma terapêutica promissora. "Para reduzir o impacto da miopia nas décadas futuras, ainda são necessários mais trabalho e esforço, inclusive por parte de governos e organizações internacionais de saúde ocular a fim de disseminar informações educativas para orientar populações de áreas carentes quanto aos cuidados essenciais com a visão".






Dr. Walton Nosé sugere ainda que o aumento do tempo ao ar livre pode reduzir o início da miopia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados