Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Presença dos animais é marcante na Bíblia


Desde os mais remotos tempos, os animais tem contribuído de alguma forma para que os homens possam construir um mundo melhor


Se lermos a Bíblia com atenção, veremos várias vezes a interação de Deus com os homens e com os animais, quer nas bênçãos, quer nas maldições. Quando Deus enviou Moisés para retirar os hebreus do Egito, em várias pragas que advieram sobre os homens, foram utilizados os animais. Senão vejamos: a praga das rãs: - Êxodo 8:2-4. "Se recusares deixá-lo ir, ferirei com rãs todo o seu território. O rio produzirá rãs em abundância, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e às casas dos teus oficiais, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras. As rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre todos os teus oficiais." 

Jesus é amor e misericórdia na forma humana, e há fortes evidências de que era um vegetariano, enfatiza Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.news). "Ele expulsou aqueles que vendiam animais para sacrifício e consumo para fora do templo, instituiu o batismo no lugar dos sacrifícios animais, e disse que Deus "requer misericórdia e, não sacrifício" e eliminou os sacrifícios animais completamente na Ultima Ceia".

Deus criou cada animal com a capacidade de sentir dor e sofrimento. O Papa Bento XVI falou emocionadamente sobre a exploração de todos os seres vivos. O Cardeal Ratzinger fez eco aos ensinamentos oficiais da Igreja, como se lê no Catecismo Católico, diz claramente que:- "os animais são criaturas de Deus, que os rodeia de sua solicitude providencial (Mt 6, 16)". Por sua simples existência, o bendizem e dão glória (Dn 3, 57-58).Também os homens lhes devem apreço. São Francisco de Assis e São Felipe Néri tratavam os animais com muito amor.

A compaixão pelos animais também foi tema proeminente no papado de João Paulo II. Ele proclamou que os animais possuem uma alma e os homens devem amar e sentirem-se solidários com nossos irmãos menores. Ele chegou a dizer que todos os animais são "fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito", e que eles estão "tão próximos de Deus como estão os homens", ressalta Vininha F. Carvalho.

João Paulo II recordou às pessoas que todas as entidades viventes incluídas os animais, existem devido ao sopro de Deus. Os animais possuem a fagulha de vida, a qualidade vital, que é a alma e, também buscam a felicidade e não são seres inferiores, como querem fazer-nos crer as pessoas que exploram e maltratam os animais. Assim que foi escolhido como Papa, João Paulo II viajou para Assis, o lugar de nascimento de São Francisco, e falou do amor do santo pelos animais. Ele declarou: -"nós também fomos chamados a ter a mesma atitude. Vamos fazer nossa parte".

Desde os mais remotos tempos, os animais tem contribuído de alguma forma para que os homens possam construir um mundo melhor. Muitas das civilizações utilizaram os cavalos como meio de transportes, os gatos para proteger os celeiros dos ratos, os bois aravam as terras para o plantio, os pombos correio faziam a comunicação à longa distância e os cães auxiliavam na guarda das propriedades, permitindo o desenvolvimento econômico e cultural dos povos. Através da confecção de selos, brasões, estátuas, desenhos e símbolos foram prestadas inúmeras homenagens aos animais.

Os grandes gênios da humanidade foram verdadeiros amantes dos animais. Quem já não ouviu essa célebre frase de Leonardo da Vinci: "Chegará o dia em que os homens conhecerão o intimo dos animais, e nesse dia, um crime contra qualquer um deles será considerado um crime contra a humanidade".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados