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segunda-feira, 19 de novembro de 2018

A crescente relevância e a importância dos fixers de reputação online



O que são fixers e como fazem a gestão de reputação digital?


Muitos comentaristas políticos e observadores notaram que esta é a era da pós-verdade. O termo foi associado pela primeira vez à política. A política pós-verdade, também conhecida como política pós-factual ou política pós-realidade, lida principalmente com emoções e não com fatos irrefutáveis. Aqueles que praticam a política de apelo às emoções negam, é claro, que não são factuais. É um pouco discutível se somos ou não atormentados pela política pós-verdade, porque políticos de todos os lados, representando todas as ideologias, estão habituados a usar fatos que lhes são convenientes, que promovem sua causa e podem ajudá-los a alcançar seus intentos. O que está além da disputa e, além de qualquer dúvida, é que estamos vivendo na era das notícias falsas.

Notícias falsas talvez não tenham atingido o seu auge, mas já são onipresentes e onipotentes. É cada vez mais difícil distinguir a verdade da falsidade e vice-versa. As pessoas estão constantemente se apaixonando por notícias falsas, e isso está em todo o espectro de todas as ideologias. Todo mundo está procurando, e também recebendo, notícias falsas que atendam às suas crenças e saciam seu viés de confirmação. É provável que as pessoas acreditem no que elas acham que é a verdade, de acordo com sua noção preconcebida ou ideologia, e, consequentemente, se contentem com as informações que aceitam como fatos, mesmo que sejam completamente falsas. Essa ameaça está corroendo o próprio tecido do acesso à informação, o compartilhamento de notícias e debates ou discussões factuais. Notícias falsas têm a capacidade de arruinar o discurso de uma forma que nunca foi possível antes.


A realidade volátil da reputação online

Reputação é essencialmente uma crença ou um conjunto de crenças. Reputação tem mais a ver com opiniões do que com fatos. Reputação implica em caráter, honra, notoriedade, influência, fama ou a falta dela, destaque, posição ou estatura, aceitabilidade e prestígio. Denota posição, autoridade, credibilidade ou confiabilidade, eminência ou estima. Mas a reputação ainda é apenas uma opinião. As pessoas acham algumas marcas respeitáveis. As pessoas consideram as celebridades como reputadas. As pessoas identificam certos produtos ou serviços como valiosos e, portanto, seus fornecedores como confiáveis. Essas observações ou inferências derivam de crenças e são baseadas em marketing consistente.

A reputação nunca foi mais vulnerável a ser maculada do que na era das notícias falsas. Uma notícia falsa que se tornou viral pode arruinar a reputação de um indivíduo, empresa ou marca, produto ou serviço, que levou anos e talvez décadas para se construir. A reputação online é volátil. Pode ser ganha durante meses e, em alguns casos, semanas, mas pode ser destruída em alguns dias, em casos raros, em minutos. É por isso que os serviços de fixers de reputação online estão em alta demanda. Já não é mais viável para empresas ou indivíduos esperar e suportar as consequências da reputação on-line difamada. Mesmo que a notícia que está sendo divulgada seja total ou parcialmente verdadeira, medidas devem ser tomadas para mitigar os danos e é isso que os fixers de reputação online podem fazer.


O papel dos fixers de reputação online

O termo fixer existe há muito tempo, mas principalmente em um sentido depreciativo. Fixers têm trabalhado em várias indústrias, em diferentes capacidades, com objetivos específicos. Existem fixers políticos, industriais, esportivos e até de relacionamentos. Além desses, há ainda aqueles que são fixers de reputação online multifacetados. Recentemente, o termo tornou-se uma palavra de ordem, por causa do desenrolar da saga envolvendo Cristiano Ronaldo e Kathryn Mayorga.

Kathryn Mayorga acusou a sensação do futebol, Cristiano Ronaldo, de estuprá-la no dia 13 de junho de 2009. Esta notícia espalhou-se como um incêndio recentemente, mas ela havia ingressado com uma queixa policial na época, e todo o caso foi abafado. Kathryn recebeu uma quantia extrajudicial, não apenas para cortar o caso pela raiz, mas também para evitar que falassem sobre o incidente ou o que se seguiu. Cristiano Ronaldo contratou uma série de fixers, não necessariamente especializados em reputação online. Esses foram encarregados de silenciar a vítima e suprimir o caso para sempre.

Cristiano Ronaldo contratou advogados de alto nível, sendo um deles Carlos Osório de Castro, o principal deles. Castro associou-se a advogados em Las Vegas, desde que o incidente aconteceu em uma suíte do elegante hotel PalmsPlace. Castro, que atua no Porto, em Portugal, montou uma equipe de limpeza. Ele conseguiu um detetive particular para acompanhar Kathryn Mayorga e descobrir tudo sobre ela. O detetive era um ex-policial e usou suas conexões no Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas para sua pequisa.

Schillings, um escritório de advocacia com sede em Londres, especializado em gerenciamento de crises, entrou para a equipe. Lavely & Singer, outro escritório de advocacia com sede em Los Angeles, também foi incluído na equipe em constante expansão para consertar todo o fiasco. Lavely & Singer já representou nomes como Jennifer Aniston e Cameron Diaz no passado. Outro advogado chamado Richard Wright foi contratado em Las Vegas. A equipe posteriormente introduziu um perito forense e um perito médico.

O que aconteceu em 2009 agora é bem conhecido. O caso tinha sido abafado. Kathryn Mayorga recebeu menos de quatrocentos mil dólares para ficar quieta e nunca mais falar do incidente. Só que ela falou! Football Leaks publicou documentos secretos e divulgações que foram contra Cristiano Ronaldo. Agora o mundo já sabe toda a saga. No entanto, a rápida notícia que estava sendo relatado nos jornais, nas mídias eletrônicas, nas redes sociais e nas mídias sociais, parou abruptamente. O mundo não está mais ouvindo sobre o caso. Não há nenhum relatório, nenhuma atualização e nem mesmo um chilro. É isso que os analistas de reputação online conseguiram fazer em 2018. Todo o fiasco que irrompeu novamente foi administrado com firmeza. Ronaldo está de volta a marcar gols e ninguém sabe o que Kathryn está fazendo.


Os fixers de reputação online são soluções de problemas de última geração

Uma coisa é manter o equilíbrio e trabalhar apenas com os ataques esperados na reputação online. É um jogo completamente diferente para administrar uma crise. Interesses adquiridos ou não, quando toda a reputação está à beira de ser totalmente destruída, apenas fixers de reputação online podem ser úteis, para indivíduos célebres ou cidadãos comuns, marcas estabelecidas ou startups e qualquer entidade que tenha algo ou tudo a perder.




Fernando Uilherme Barbosa de Azevedo - Sócio da silicon-minds.com, empresa especializada em reputação online e marketing digital, Fernando Uilherme Barbosa de Azevedo é engenheiro eletrônico, elétrico e industrial, com formação em Web Development e Inovação no Vale do Silício. O autor tem sido destaque como especialista em sua área em muitos veículos de comunicação brasileiros e internacionais, como Forbes, The Entrepreneur e TechStars.

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