O que são fixers e como fazem a gestão de reputação digital?
Muitos comentaristas políticos e observadores
notaram que esta é a era da pós-verdade. O termo foi associado pela primeira
vez à política. A política pós-verdade, também conhecida como política
pós-factual ou política pós-realidade, lida principalmente com emoções e não
com fatos irrefutáveis. Aqueles que praticam a política de apelo às emoções
negam, é claro, que não são factuais. É um pouco discutível se somos ou não
atormentados pela política pós-verdade, porque políticos de todos os lados,
representando todas as ideologias, estão habituados a usar fatos que lhes são
convenientes, que promovem sua causa e podem ajudá-los a alcançar seus
intentos. O que está além da disputa e, além de qualquer dúvida, é que estamos
vivendo na era das notícias falsas.
Notícias falsas talvez não tenham atingido o seu
auge, mas já são onipresentes e onipotentes. É cada vez mais difícil distinguir
a verdade da falsidade e vice-versa. As pessoas estão constantemente se
apaixonando por notícias falsas, e isso está em todo o espectro de todas as
ideologias. Todo mundo está procurando, e também recebendo, notícias falsas que
atendam às suas crenças e saciam seu viés de confirmação. É provável que as
pessoas acreditem no que elas acham que é a verdade, de acordo com sua noção
preconcebida ou ideologia, e, consequentemente, se contentem com as informações
que aceitam como fatos, mesmo que sejam completamente falsas. Essa ameaça está
corroendo o próprio tecido do acesso à informação, o compartilhamento de
notícias e debates ou discussões factuais. Notícias falsas têm a capacidade de
arruinar o discurso de uma forma que nunca foi possível antes.
A realidade volátil da reputação online
Reputação é essencialmente uma crença ou um
conjunto de crenças. Reputação tem mais a ver com opiniões do que com fatos.
Reputação implica em caráter, honra, notoriedade, influência, fama ou a falta
dela, destaque, posição ou estatura, aceitabilidade e prestígio. Denota
posição, autoridade, credibilidade ou confiabilidade, eminência ou estima. Mas
a reputação ainda é apenas uma opinião. As pessoas acham algumas marcas
respeitáveis. As pessoas consideram as celebridades como reputadas. As pessoas
identificam certos produtos ou serviços como valiosos e, portanto, seus fornecedores
como confiáveis. Essas observações ou inferências derivam de crenças e são
baseadas em marketing consistente.
A reputação nunca foi mais vulnerável a ser
maculada do que na era das notícias falsas. Uma notícia falsa que se tornou
viral pode arruinar a reputação de um indivíduo, empresa ou marca, produto ou
serviço, que levou anos e talvez décadas para se construir. A reputação online
é volátil. Pode ser ganha durante meses e, em alguns casos, semanas, mas pode
ser destruída em alguns dias, em casos raros, em minutos. É por isso que os
serviços de fixers de reputação online estão em alta demanda. Já não é
mais viável para empresas ou indivíduos esperar e suportar as consequências da
reputação on-line difamada. Mesmo que a notícia que está sendo divulgada seja
total ou parcialmente verdadeira, medidas devem ser tomadas para mitigar os
danos e é isso que os fixers de reputação online
podem fazer.
O papel dos fixers de
reputação online
O termo fixer existe há muito tempo, mas
principalmente em um sentido depreciativo. Fixers têm trabalhado em várias
indústrias, em diferentes capacidades, com objetivos específicos. Existem fixers
políticos, industriais, esportivos e até de relacionamentos. Além desses, há
ainda aqueles que são fixers de reputação online
multifacetados. Recentemente, o termo tornou-se uma palavra de ordem, por causa
do desenrolar da saga envolvendo Cristiano Ronaldo e Kathryn Mayorga.
Kathryn Mayorga acusou a sensação do futebol, Cristiano
Ronaldo, de estuprá-la no dia 13 de junho de 2009. Esta notícia espalhou-se
como um incêndio recentemente, mas ela havia ingressado com uma queixa policial
na época, e todo o caso foi abafado. Kathryn recebeu uma quantia extrajudicial,
não apenas para cortar o caso pela raiz, mas também para evitar que falassem
sobre o incidente ou o que se seguiu. Cristiano Ronaldo contratou uma série de fixers,
não necessariamente especializados em reputação online. Esses
foram encarregados de silenciar a vítima e suprimir o caso para sempre.
Cristiano Ronaldo contratou advogados de alto
nível, sendo um deles Carlos Osório de Castro, o principal deles. Castro
associou-se a advogados em Las Vegas, desde que o incidente aconteceu em uma
suíte do elegante hotel PalmsPlace. Castro, que atua no Porto, em Portugal,
montou uma equipe de limpeza. Ele conseguiu um detetive particular para
acompanhar Kathryn Mayorga e descobrir tudo sobre ela. O detetive era um
ex-policial e usou suas conexões no Departamento de Polícia Metropolitana de
Las Vegas para sua pequisa.
Schillings, um escritório de advocacia com sede em
Londres, especializado em gerenciamento de crises, entrou para a equipe. Lavely
& Singer, outro escritório de advocacia com sede em Los Angeles, também foi
incluído na equipe em constante expansão para consertar todo o fiasco. Lavely
& Singer já representou nomes como Jennifer Aniston e Cameron Diaz no
passado. Outro advogado chamado Richard Wright foi contratado em Las Vegas. A
equipe posteriormente introduziu um perito forense e um perito médico.
O que aconteceu em 2009 agora é bem conhecido. O
caso tinha sido abafado. Kathryn Mayorga recebeu menos de quatrocentos mil
dólares para ficar quieta e nunca mais falar do incidente. Só que ela falou!
Football Leaks publicou documentos secretos e divulgações que foram contra
Cristiano Ronaldo. Agora o mundo já sabe toda a saga. No entanto, a rápida
notícia que estava sendo relatado nos jornais, nas mídias eletrônicas, nas redes
sociais e nas mídias sociais, parou abruptamente. O mundo não está mais ouvindo
sobre o caso. Não há nenhum relatório, nenhuma atualização e nem mesmo um
chilro. É isso que os analistas de reputação online conseguiram fazer em 2018. Todo
o fiasco que irrompeu novamente foi administrado com firmeza. Ronaldo está de
volta a marcar gols e ninguém sabe o que Kathryn está fazendo.
Os fixers de
reputação online são
soluções de problemas de última geração
Uma coisa é manter o equilíbrio e trabalhar apenas com
os ataques esperados na reputação online. É um jogo completamente
diferente para administrar uma crise. Interesses adquiridos ou não, quando toda
a reputação está à beira de ser totalmente destruída, apenas fixers
de reputação online podem ser úteis, para indivíduos célebres ou cidadãos
comuns, marcas estabelecidas ou startups e qualquer entidade que tenha algo ou
tudo a perder.
Fernando Uilherme Barbosa de Azevedo - Sócio
da silicon-minds.com, empresa especializada em reputação online
e marketing digital, Fernando Uilherme Barbosa de Azevedo é engenheiro
eletrônico, elétrico e industrial, com formação em Web Development e Inovação
no Vale do Silício. O autor tem sido destaque como especialista em sua área em
muitos veículos de comunicação brasileiros e internacionais, como Forbes, The
Entrepreneur e TechStars.
Silicon-minds.com
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