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quarta-feira, 21 de novembro de 2018

8 dicas para não cair em fraudes na Black Friday


A Black Friday já começou e para que o consumidor aproveite descontos no varejo e evite cair em fraudes – seja nas lojas físicas como ambiente online, o advogado especializado em Defesa do Consumidor, Sérgio Tannuri, elaborou um ebook gratuito com 8 dicas que o cidadão deve saber para comprar na promoção e não ser lesado.

Uma das maiores preocupações é com compras em ecommerce ou marketplaces. Atenção redobrada para não entra em sites não conhecidos que podem roubar dados bancários e até o dinheiro. Os cybercriminosos aproveitam a animação dos consumidores e criam sites falsos com falsas promoções, que se tornam atrativas para o cidadão.



8 DICAS PARA NÃO SER ENGANADO NA BLACK FRIDAY


1. Pesquise preços e fornecedores

2. Reúna informações sobre a oferta

3. Verifique as condições de pagamento

4. Conduta do consumidor em lojas físicas (prove e teste o produto) e virtuais (se loja é conhecida e utiliza o cadeado como segurança no pagamento de compra)

5. Prevenção e detecção de fraudes em sites – Guarde o número do pedido, a data e a hora em que ele foi realizado. Anote os números de protocolo e não descarte os registros de contatos efetuados via e-mail ou via central de atendimento.

6. Política de troca

7. Direito de Arrependimento e devolução de compras - aplicado para compras feitas fora do estabelecimento comercial e com a peça (no caso de mercadoria) intacta e sem uso. Entende-se por compras externas à loja a aquisição de bens ou serviços pela internet, correio ou por telefone.

8. Garantias de produtos e serviços - 30 dias para o fornecimento de serviços ou produtos não-duráveis (alimentos, remédios, entre outros) e 90 dias para serviços e produtos duráveis (carros, móveis, eletrodomésticos, roupas, entre outros).






Fonte – Sérgio Tannuri, advogado especializado em Defesa do Consumidor

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