A Black Friday já começou e
para que o consumidor aproveite descontos no varejo e evite cair em fraudes –
seja nas lojas físicas como ambiente online, o advogado especializado em Defesa
do Consumidor, Sérgio Tannuri, elaborou um ebook gratuito com 8 dicas que o
cidadão deve saber para comprar na promoção e não ser lesado.
Uma das maiores preocupações
é com compras em ecommerce ou marketplaces. Atenção redobrada para não entra em
sites não conhecidos que podem roubar dados bancários e até o dinheiro. Os
cybercriminosos aproveitam a animação dos consumidores e criam sites falsos com
falsas promoções, que se tornam atrativas para o cidadão.
8 DICAS PARA NÃO SER
ENGANADO NA BLACK FRIDAY
1. Pesquise preços e
fornecedores
2. Reúna informações sobre a
oferta
3. Verifique as condições de
pagamento
4. Conduta do consumidor em
lojas físicas (prove e teste o produto) e virtuais (se loja é conhecida e
utiliza o cadeado como segurança no pagamento de compra)
5. Prevenção e detecção de
fraudes em sites – Guarde o número do pedido, a data e a hora em que ele foi
realizado. Anote os números de protocolo e não descarte os registros de
contatos efetuados via e-mail ou via central de atendimento.
6. Política de troca
7. Direito de Arrependimento
e devolução de compras - aplicado para compras feitas fora do estabelecimento comercial
e com a peça (no caso de mercadoria) intacta e sem uso. Entende-se por compras
externas à loja a aquisição de bens ou serviços pela internet, correio ou por
telefone.
8. Garantias de produtos e
serviços - 30 dias para o fornecimento de serviços ou produtos não-duráveis
(alimentos, remédios, entre outros) e 90 dias para serviços e produtos duráveis
(carros, móveis, eletrodomésticos, roupas, entre outros).
Fonte – Sérgio Tannuri,
advogado especializado em Defesa do Consumidor
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