As redes
sociais são um ótimo auxílio para localizar bons profissionais. Confira cinco
dicas importantes para passar com êxito sobre esse processo.
A empresa cresceu, surgiram novos cargos.
Colaboradores antigos estão de férias ou foram demitidos, alguns profissionais
obtiveram uma promoção e é preciso,então,outra pessoa para ocupar o cargo
antigo.São inúmeros os motivos que podem fazer com que uma empresa precise
contratar novos funcionários – e esse período nem sempre é fácil, tanto para a
instituição quanto para as pessoas que estão a procura de uma recolocação no
mercado.
Porém, para passar por esse processo de forma mais
rápida e efetiva, hoje já existem inúmeras ferramentas na hora de procurar um
bom candidato – e na hora de concorrer a uma vaga de emprego. E,
coincidentemente ou não, várias dessas ferramentas estão online. Segundo
Madalena Feliciano, Gestora de Carreira e Master Coach da Outliers Careers, a
tecnologia, em menos de dez anos, mudou definitivamente a vida de todos, e
aqueles que trabalham no RH das empresas também sentiram esse baque. Uma das
mudanças mais bruscas e importantes sentidas nesse curto período do tempo diz
respeito às redes sociais, que possuem um papel cada vez mais importante na
busca por novos talentos.
Uma boa opção tanto para candidatos quanto para as
empresas na hora em que surgem novas vagas é apostar na internet. “Redes
sociais como o Facebook e o LinkedIn, por exemplo, permitem que as empresas
localizem profissionais com o perfil que tanto desejam para integrarem seus
times. No Facebook existem inúmeros grupos voltados para vagas de emprego – e
sua empresa pode publicar nesses grupos o perfil do profissional que deseja – e
o LinkedIn serve, entre outras inúmeras funções, como uma espécie de Currículo
Online, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e também
auxilia na hora de avaliar todo o histórico profissional da pessoa – quando o
seu perfil for bem elaborado com todas as informações necessárias, é claro,”
comenta Madalena.
A busca de profissionais com o auxílio das redes
sociais só tende a crescer, e, quando a empresa não utiliza a internet a seu
favor, ou quando o profissional não aproveita a web como uma vitrine do mercado
de trabalho, eles tendem a ser deixados para trás – e superados por
instituições e pessoas que já se adaptaram a esses novos meios.
Algumas orientações que a gestora oferece para que
as empresas utilizem todo o potencial da internet na hora de encontrar bons
profissionais são:
01. Divulgar as vagas da sua empresa de forma
eficiente – destacando isso em sua fanpage, em bons grupos do Facebook e
investindo no LinkedIn, por exemplo;
02. Deixar bem definidas as possíveis funções,
atividades e responsabilidades que são requeridas para conquistar a vaga;
03. Fazer uma boa filtragem dos candidatos antes
das entrevistas pessoais – utilizando a tecnologia nesse processo, afim de
minimizar os custos e agilizar o processo, ou seja, vasculhando sobre o perfil
do profissional em redes sociais e, caso haja maior interesse, fazendo uma
entrevista prévia via webcam;
04. Manter um banco de dados atualizados para
potenciais candidatos;
05. Sempre verificar as referências antes de
contratar de forma efetiva um candidato.
Outliers
Careers
Madalena
Feliciano - Gestora de Carreira
Professor
Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São Paulo - SP.
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