Estudantes da rede pública atingiram o nível de aprendizado de
escolas particulares com material desenvolvido no Sul do país
O número de
crianças matriculadas em creches de todo o país cresceu 56,6% de 2011 para
2016, segundo o Censo Escolar 2016, produzido pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesse mesmo período, a
quantidade de crianças matriculadas na Educação Infantil, que abrange a creche
(3 anos) e a pré-escola (entre 4 e 5 anos) cresceu mais de 1,2 milhão, passando
dos 8,2 milhões.
Os números são
positivos, mas revelam desafios, como o desenvolvimento de materiais didáticos
que atendam satisfatoriamente às necessidades de aprendizado no início da vida
escolar. Uma pesquisa realizada com alunos da rede pública de Monte Alegre (RN)
mostrou que a escolha do material didático resultou em melhoria de 34% no
desempenho dos alunos.

Testes
As avaliações
foram realizadas durante um bimestre inteiro, com 200 crianças de 2 a 6 anos de
idade. Foram analisadas 54 competências, como noção de lateralidade, a
capacidade de pintar dentro de um círculo e o entendimento de nome e sobrenome.
Os gestores da Secretária de Educação do município realizaram entrevistas com
os responsáveis pelo desenvolvimento do material didático, para entender de que
forma o método foi construído e se atenderia às necessidades.
“A coleção traz
a cultura da infância como princípio norteador do trabalho educativo para toda
a Educação Infantil e o brincar como parte da cultura da infância que
se desenvolve ao mesmo tempo em que acontecem os processos de educar e
cuidar. Cultura, ciência e cidadania são os pilares do método”, explica
Cristiane Pizzato, gerente de Produto e Mercado da Solução Educacional
Uninter. O material é produzido em Curitiba (PR), mas distribuído para
todo o país. Em 2016, mais de 35 mil kits foram vendidos.
Capacitação
dos professores
De acordo
com Alexandre Soares,
outro diferencial da Solução Educacional Uninter é a formação presencial
oferecida aos professores. “O bom rendimento dos nossos alunos acontece por
dois fatores: um material didático bem desenvolvido e os cursos que os
educadores recebem para aproveitar ao máximo o método”, confirma.
A cada dois
meses, os professores recebem formação continuada da editora, por meio do
ensino à distância (EAD). Como apresentar de forma lúdica o conhecimento
matemático nas creches, e de que maneira propor intervenções pedagógicas
eficazes para alunos com dificuldades de aprendizagem, são alguns dos temas das
aulas a distância.
Cidade
Digital
A pesquisa
realizada em Monte Alegre (RN) faz parte do projeto Cidade Digital, que integrou
todos os setores públicos do município, por meio de softwares e
internet pública, gerando economia nos gastos. Todo o dinheiro economizado
retorna aos setores da sociedade, como o educacional, permitindo que novas
soluções sejam implantadas. A pesquisa realizada com os alunos da Educação
Infantil é um exemplo desse retorno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário