Como aproximar as crianças dos livros?
Estudos apontam que o exemplo dos pais
é uma das ferramentas mais eficazes para estimular a leitura das crianças
Crianças cujas famílias leem rotineiramente para
elas apresentam ganhos no domínio da linguagem logo com quatro semanas de
prática. Essa é uma das constatações do mapeamento de estudos “Impacto da leitura feita pelo adulto para a criança, na
primeira infância, para o desenvolvimento do indivíduo”, realizado pela
Fundação Itaú Social. O levantamento identifica ainda que a prática aumenta a
capacidade de leitura dos pequenos na faixa etária entre 7 e 11 anos, além de
reduzir os índices de repetência na adolescência, por
volta dos 14 anos de idade.
Para isso, a leitura precisa ser
constantemente incentivada e o desafio é aproximar as crianças dos livros.
Diante de tantas ofertas de acesso à cultura e entretenimento, o Dia Nacional
do Livro Infantil, comemorado nesta terça-feira (18), pode ser uma oportunidade
para as famílias avaliarem seus hábitos.
De acordo com os autores dos estudos, o exemplo dos pais é uma ferramenta muito eficaz para
estimular a leitura das crianças, incentivando-as tanto a partir do ensinamento
da importância da atividade para a sua formação quanto pela repetição que os
filhos fazem dos hábitos da família.
“A prática rotineira em casa reforça para a criança
que a leitura pode ser uma atividade prazerosa e os ganhos podem ser
cumulativos se for realizada desde cedo. Os resultados no longo prazo mostram que
a probabilidade da criança se tornar mais propensa a ler e estudar aumenta 14%
quando convivem com pais que cultivam o hábito da leitura”, explica a
especialista em Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Claudia Sintoni.
A leitura compartilhada, onde o adulto
lê uma parte da história e a criança outra, é considerada pelos autores como a
mais efetiva para fortalecer a prática em casa. Criar uma rotina na hora de
dormir, que inclua canto, conversas e a contação de histórias, é outra boa
forma de despertar o interesse pelos livros.
A literatura indica que a fase dos
cinco aos seis anos é particularmente importante no desenvolvimento de
habilidades valiosas para garantir a capacidade futura de leitura. No entanto,
há evidências de que crianças cujos pais leem para elas desde cedo têm melhor
desenvolvimento de linguagem a partir dos 14 meses.
O mapeamento de estudos “Impacto da
leitura feita pelo adulto para a criança, na primeira infância, para o
desenvolvimento do indivíduo” considerou artigos científicos publicados desde o
início da década de 1990, que contavam com grande número de citações,
demonstrando dados recorrentes e tendências de resultados.
As inscrições para a 12ª edição do Prêmio
Itaú-Unicef podem ser feitas até o dia 17 de maio. O
objetivo do programa é reconhecer e estimular as boas parcerias entre
organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas no desenvolvimento de
ações de educação integral que ampliem tempo, espaços e conteúdos de
aprendizagem para crianças e adolescentes. Este ano serão premiadas 192
instituições, entre OSCs e escolas, com recursos totais de R$ 4 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário