Pesquisar no Blog

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Vai viajar no feriado? Previna a sua casa da dengue



Especialista do Lavoisier Medicina Diagnóstica traz algumas dicas para evitar a proliferação do mosquito na sua casa


Com a chegada do verão, os casos de dengue tendem a aumentar em todo o país. Por isso é importante evitar os focos do inseto e verificar a casa antes de viajar em feriados ou nas férias. Isso porque algumas estimativas mostram que 90% dos focos de dengue estão localizados nas casas das pessoas. É o que alerta Dra. Ligia Pierrotti, infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

De acordo com a especialista, é importante vedar bem todos os recipientes que possam acumular água, principalmente porque a primavera e o verão são caracterizados por grandes temporais. A atenção deve ser redobrada com caixas d’água. “Ela deve estar completamente vedada e as calhas devem ser limpas. Se houver espaço, o mosquito pode deixar larvas”, lembra a médica.

Tonéis, baldes, galões, garrafas PET e de cerveja devem ser fechadas ou deixadas de cabeça para baixo. “O mosquito pode deixar larvas até em copos plásticos, garrafas de cerveja e copos de água deixados destampados. Eles são objetos em potencial para o surgimento de criadouros do mosquito”, reforça a infectologista. A médica ainda lembra que as bandejas de ar-condicionado e de geladeira devem ser deixadas sem água e limpas antes da viagem, assim como o vaso sanitário deve ser deixado fechado.

As piscinas também merecem atenção: não se esqueça de cobri-las com lonas bem esticadas. Vasos de plantas devem ser preenchidos com areia até a borda e deixados sem excesso de água. Pneus também devem ser cobertos. Por fim, Dra. Ligia afirma que ralos externos, canaletas para drenagem da água da chuva e fossos de elevador devem ser tampados e, se possível com telas, já que também podem ser potenciais criadouros do mosquito.

Para quem vai passar as férias em regiões com casos mais graves de dengue, a médica lembra que um viajante bem orientado pode evitar muita dor de cabeça. Por isso, ela aponta alguns cuidados:

- Uso de roupas claras e compridas, cobrindo a maior parte do corpo;

- Uso de repelentes sobre a pele, que contenham DEET em concentração adequada para idade;

- Identificação precoce dos sinais e sintomas iniciais da doença, como febre alta, dor severa e vermelhidão pelo corpo, vômitos e dor de cabeça.

A especialista ainda lembra que a detecção da dengue é feita por um exame clínico, baseado nos sintomas e no exame físico do paciente e por testes laboratoriais. Dentre os exames laboratoriais estão: o hemograma, popularmente conhecido como exame de sangue; a sorologia para dengue, que permite determinar se a pessoa possui anticorpos contra o vírus; Teste rápido de dengue, por detecção de NS1; e Biologia Molecular, ou PCR, para pesquisar a presença do vírus nos primeiros dias da doença.



Lavoisier - www.lavoisier.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados