Momento serve para
tirar conclusões que levam a uma evolução
O ENEM nasceu do
desejo e da necessidade de avaliarmos as habilidades de nossos
estudantes. O tempo foi passando e o indicador se transformou em um
balizador utilizado no mercado para avaliar a qualidade das escolas. “Isso é
certo. E errado. É certo termos um método instituído de aferição. Errado é
utilizarmos esse resultado como verdade absoluta sabendo que há muitas nuances
que podem distorcer completamente o resultado, como uso de técnicas
questionáveis para selecionar apenas os melhores alunos para participar e na
preparação que foca apenas no exame e não no compromisso com a aprendizagem de
conceitos que os estudantes levam para a vida”, explica Marco Gregori,
especialista em educação e criador da Rede VIAe, método educacional que
desenvolve habilidades socioemocionais em escolas de São Paulo.
Com a lista
recém-publicada do ranking do ENEM, os pais a utilizam como referência
importante para escolherem o que consideram a melhor escola. Mas, quando um
aluno vai excepcionalmente bem na prova, o quanto isso vai interferir na
realização desse aluno como indivíduo em um mundo onde o que vai fazer a grande
diferença está muito além do conhecimento técnico e do conteúdo pragmático?
“Precisamos entender que serão as habilidades socioemocionais bem desenvolvidas
que vão leva-lo mais longe. E, a prova disso é, paradoxalmente, o próprio
ENEM”, explica Marco.
Outro ponto analisado
pelo especialista é que algumas escolas públicas melhoraram suas notas, em
condições de extrema dificuldade. O resultado, segundo Marco, é centrado em
dois pontos: professores e autoestima, pois escolas onde os professores
incentivam os alunos e fomentam habilidades que interferem na capacidade de
absorver conteúdos e para ter controle emocional para testes complicados, como
a autoestima ou a resiliência, mostrando que é possível obter uma boa nota na
prova, têm realmente uma melhor nota média na avaliação.
Pesquisas e dados
científicos comprovam que os estudantes que desenvolvem habilidades
socioemocionais têm melhor desempenho acadêmico em relação aos demais. Exemplo
disso é dado pela aluna Maria Carolina Brambilla, de 15 anos, matriculada há
menos de um ano no Colégio Anhembi Morumbi. Neste breve período em contato com
o ensino das habilidades sociemocionais, a estudante fez sua mãe Gislaine
Brambilla perceber que o estímulo ajudou a filha a melhorar não apenas nos
estudos, mas em suas relações dentro e fora da escola. “Minha filha desabrochou.
Por conta disso, hoje ela não se vê estudando em outro lugar”, diz Gislaine.
“Uma escola que olha individualmente para cada aluno, que empodera as crianças
e jovens e que valoriza a família, principalmente na fase da adolescência, faz
toda a diferença na formação deles. Isso dá muito mais resultados do que só
focar no vestibular, no Enem ou em apontar os erros”, completa a mãe, que agora
pretende colocar seus outros dois filhos - gêmeos de 12 anos - no mesmo colégio
tão logo cheguem ao ensino médio.
“O foco excessivo em
testes, como o ENEM e o vestibular, nos leva a uma educação calcada em
respostas únicas e ao conhecimento limitado apenas de fatos e datas. Devemos
ser menos conteudistas e olhar sobre os resultados mais coerentes. Estamos
excluindo da vida de nossos filhos a possibilidade de pensar, refletir,
entender, criticar, analisar e ainda ter a capacidade de interpretar questões e
buscar soluções criativas para variadas questões”, explica Gregori. “Trazer
temas atuais para a sala de aula, como eleições, preconceito e avaliações do
cenário econômico é algo que ajuda no desempenho em testes, porém, de forma
mais importante, desenvolve ética, tolerância, colaboração e capacidade de
olhar para o futuro. Esse tem que ser o foco. As crianças de hoje devem ser
formadas para protagonizarem sua vida e profissão e criarem oportunidades. Se
elas forem capazes de entender o cenário, perseverar, achar soluções, serem
objetivas, proativas e curiosas, conseguirão sobreviver e ter bons resultados
em seja qual for a prova que quiserem”, finaliza Gregori.
Rede VIAe
-www.redeviae.com.br
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