Pesquisar no Blog

segunda-feira, 18 de julho de 2016

O câncer é uma doença hereditária?



O diagnóstico de câncer causa impacto para o paciente e também para a família. Nesse momento, começa a busca pelos motivos que levaram à ocorrência da doença e uma das dúvidas que podem surgir é: se uma pessoa da minha família teve câncer, eu tenho mais chances de desenvolver a doença?

É preciso saber que o câncer resulta da interação entre fatores ambientais e genéticos do indivíduo, sendo que a maioria está relacionada à exposição a fatores ambientas e que muitas vezes são evitáveis. “Tabagismo, hábitos alimentares, infecções, exposição solar etc são alguns fatores que podem levar à incidência da doença”, destaca Dr. Alexandre Chiari, médico oncologista da Oncomed Belo Horizonte. Também é importante enfatizar que o câncer resulta do crescimento desordenado das células e dos tecidos por motivos muitas vezes desconhecidos. Entretanto, uma parcela pequena dos tumores malignos são considerados hereditários (até 10%).

O câncer de cólon é um exemplo para quem herda a predisposição. Dr. Alexandre Chiari explica que quem tem probabilidade de desenvolvê-lo deve submeter-se, anualmente, a uma colonoscopia para identificar pequenas deformações do tecido, evitando que elas evoluam para o câncer. “É importante que as pessoas saibam que muitos tipos de câncer podem ser curados, desde que diagnosticados em fases iniciais”, afirma.

O câncer de mama é outro exemplo que pode estar relacionado a questões hereditárias, existindo a possibilidade de ser passado, por exemplo, de mãe para a filha. “E quando há a propensão genética, a pessoa deve tomar precauções para prevenir a doença. Por isso, é preciso estar atento os sintomas e fazer consultas periódicas ao médico”, finaliza Dr. Alexandre.



Sobre a Oncomed-BH
A Oncomed-BH, clínica especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas, foi fundada em 1994, em Belo Horizonte. Desde então, realiza um trabalho que envolve cuidados diferenciados e tratamento humanizado a todos os pacientes. São especialistas em oncologia, hematologia, nutrição, clínica da dor, psicologia e cardiologia, além de uma equipe de suporte que realiza um acompanhamento efetivo na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados