Pesquisar no Blog

quinta-feira, 7 de abril de 2022

SBOT lança vídeo para alertar a população sobre os riscos da lombalgia

A lombalgia ou dor lombar é uma dor inferior na coluna vertebral, suas causas variam desde sobrecarga até má postura

 

Atualmente, dores na parte inferior da coluna vertebral, como a ciática, são a maior causa de afastamento do trabalho no mundo, como afirma o presidente do Comitê de Coluna da SBOT, Cristiano Menezes. “É a condição médica que mais afasta pessoas com idade jovem e produtiva das suas atividades laborais”, afirma. 

Além disso, é importante ressaltar que a lombalgia é um sintoma e não a doença em si. Menezes informa que, a lombalgia não é um diagnóstico e tem diversas causas como dor lombar, dor na parte baixa das costas, além de poder estar associada a uma dor que erradia para os glúteos, “e acabar se manifestando para os membros inferiores, como a dor nas pernas com fraqueza, dormência, formigamento. Pode estar relacionada à rigidez, dificuldade para caminhar, se manter em pé, para levantar-se de manhã ou incômodo na cama durante à noite ao mudar de posição”, explica o especialista. 

Para isso, a SBOT lança mais um vídeo com seu personagem Dr. SBOT esclarecendo à população sobre este sintoma, que de acordo com estudos, acomete até 84% da população brasileira. “São informações técnicas, em uma linguagem acessível e com duração média de um minuto, que aumenta o interesse e facilita a compreensão da população”, expõe Jean Klay, presidente da Comissão de Campanhas Públicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia -- SBOT. 

Para acompanhar o vídeo, acesse os canais de comunicação da SBOT:


Mas, e o tratamento?

Menezes indica que o tratamento da lombalgia deve ser precedido de um bom diagnóstico médico, visto que, se a causa for postural, a orientação será com algumas mudanças de hábitos, por exemplo, praticar atividade física e fisioterapia, assim, reforçando os grupos musculares necessários para a estabilização da coluna. 

“Também podem haver tratamentos com medicamentos ou alguns mais complexos, quando há realmente uma dificuldade relacionada à coluna ou a existência de uma compressão grave de algum nervo, tumor ou infecção, nestes casos, o tratamento é cirúrgico”, exemplifica o ortopedista.

 

Na pandemia...

Com a pandemia, os casos de lombalgia aumentaram devido a falta da prática de atividade física da população, ganho de peso ou até o home office, visto que em casa, as pessoas tendem a adotar uma postura cômoda quando estão mais confortáveis e ficam com a postura inadequada. 

“Outro fator, é o mobiliário da casa, que muitas vezes, não é ergonomicamente adequado, como seria no trabalho”, complementa o especialista, que ainda acentua que esses fatores para o desenvolvimento da lombalgia. 

 

Dr. SBOT - Considerando seu papel social perante a sociedade, a Comissão de Campanhas Públicas da SBOT, presidida por Jean Klay Machado, elabora um projeto que tem como principal objetivo levar informações de qualidade direcionadas ao público leigo sobre assuntos ligados à Ortopedia.  O programa “Dr. SBOT” funciona através da veiculação de vídeos explicativos em que um personagem animado aborda temas do cotidiano da população, como dores nas costas, como não ter acidentes em casa, a prática adequada de atividade física, entre outros. Conheça todo o material no Youtube da SBOT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados