Conquistar espaço em um mercado competitivo faz parte do desejo de todo empreendedor – mas, nem sempre é uma missão simples. Em um cenário adverso como o da pandemia, esse objetivo se torna ainda mais desafiador para empresas dos mais diversos portes e segmentos – especialmente, para os donos de PMEs. Liderar um negócio rumo ao sucesso é uma busca trabalhosa, mas completamente possível mediante um planejamento minucioso e, acima de tudo, uma boa gestão interna rumo ao crescimento do negócio.
Manter um gerenciamento assertivo é indispensável
para o sucesso das pequenas e médias pequenas. Sua falta, por outro lado, traz
severos prejuízos no controle efetivo de seus serviços prestados, impactando seu
fluxo de caixa, ocasionando perdas de receitas e, muitos outros danos. Como
prova disso, um estudo feito pelo IBGE, mais de 50% das empresas que são
abertas no país, fecham as portas antes de completarem cinco anos de vida. O
motivo é justamente a falta de gestão adequada.
Não há como negar os desafios em administrar uma
companhia. Mas, saber como lidar com estes empecilhos se torna uma ação
indispensável para a prosperidade do empreendimento. Desta forma, listo os
cinco principais desafios a serem enfrentados na hora de consolidar o
gerenciamento das PMEs.
#1 Fluxo de caixa: ter um
controle do caixa eficiente é fundamental, pois é através dele que a empresa
consegue ter uma visibilidade de como está o andamento da produção, entrada,
saída e métricas a serem batidas. As informações ali contidas permitem que o
empreendedor veja com precisão aquilo que precisa ser melhorado e substituído,
possibilitando que as PMEs tenham recursos para crescer e prosperar no mercado.
#2 Estudo de mercado: um dos
grandes erros cometidos pelos administradores está que, ao invés de estudarem o
mercado, simplesmente vendem seus serviços ou produtos sem ter um
direcionamento específico. Conhecer os possíveis clientes para o seu segmento
faz total diferença na hora de impulsionar as vendas de forma estratégica para
alcançar os resultados.
#3 Investimento em marketing: não há mais
como dispensar o uso das estratégias de marketing para as empresas. Com estes
recursos, as PMEs conseguem prospectar um melhor desempenho no reconhecimento
de sua marca, divulgando seus serviços para seu público-alvo e, conquistando um
melhor desempenho frente a concorrência.
#4 Controle de estoque: a falta de
um controle assertivo do estoque acaba trazendo ainda mais gastos para o
investidor, uma vez que sem um sistema que informe a real situação do nível de
produção, cria-se a necessidade de se investir ainda mais recursos financeiros.
Para as PMEs, esta gestão se torna primordial para atender as demandas de seus
clientes, direcionando o foco em distribuir o que já foi produzido para o
mercado.
#5 Oferta de benefícios: a
remuneração ofertada deixou de ser o único diferencial valorizado pelos
profissionais. Uma ampla oferta de benefícios é extremamente favorável para as
PMEs – mas, ainda pouco vista no mercado. Sua disponibilidade possibilitará que
as empresas se destaquem, atraiam cada vez mais profissionais qualificados e,
acima de tudo, retenham estes talentos para sua maior produtividade.
Em um mercado competitivo e, fortemente impactado
pela pandemia, solucionar estes desafios de gestão pode parecer complicado para
muitas pequenas e médias empresas. Principalmente, levando em consideração a
falta de mão de obra qualificada encontrada para gerir tais funções. Por isso,
o investimento em um ERP completo e moderno se torna a melhor alternativa para
automatizar e elevar a eficiência dos processos internos.
Ao implementar uma ferramenta do software de
gestão, a empresa deixa de ser refém de armadilhas recorrentes na busca por
otimização de tempo, lucros e resultados – passando a ter uma maior autonomia
na hora de administrar os seus serviços. Ainda, permite que sejam identificadas
as dores da companhia e, como solucioná-las para a expansão de suas operações.
Manter o gerenciamento em dia, seguindo estratégias
que visam o crescimento das PMEs, envolvem custos para que se obtenham os
resultados esperados. Entretanto, ao investir na solução correta, a empresa
evitará erros que impeçam seu destaque no mercado, trazendo uma tomada de
decisões mais assertiva, agilidade aos processos e, principalmente, seu
crescimento.
Bruna Sullivan - gerente comercial na G2
Tecnologia, consultoria especializada em SAP Business One.
G2
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