Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Junho Laranja: Combate e prevenção contra a Anemia


Nutricionista da Cia. da Consulta ressalta a importância do diagnóstico precoce e cita sintomas da doença



O mês de junho é marcado por algumas campanhas de saúde, dentre elas o “Junho Laranja”, que ressalta a importância de estarmos atentos a patologias que envolvam o sangue, sendo a Anemia uma delas.

O diagnóstico e o tratamento devem ser precoce, comenta a nutricionista Rafaela Destri da Cia. da Consulta. “Desde quando a doença é diagnosticada, o paciente deve cuidar para que ela não avance e cause sintomas ainda mais sérios e incômodos, como anorexia, taquicardia, cansaço progressivo e problemas neurológicos. A associação dos alimentos certos e suplementos alimentares, podem acabar com a Anemia, que é representada pela baixa concentração de hemoglobina, indicando que o organismo tem deficiência de nutrientes”.

Essa enfermidade representa, além de tudo, a alimentação precária dos pacientes. Dietas escassas de ferro e ácido fólico desencadeiam inicialmente os sintomas de fadiga, falta de apetite, falta de ar e palidez. A manifestação da doença pode ser por duas condições: Aguda, quando se instala rapidamente e é frequentemente provocada por hemorragia, e crônica, quando se instala lentamente e tem característica assintomática. 

Dentro do mesmo campo, existem alguns tipos de Anemia: Ferropriva, causada pela falta de ferro; Perniciosa, pela carência de vitamina. B12; hemolítica, onde os glóbulos vermelhos são destruídos rapidamente, de modo que a medula óssea não consegue supri-los; Aplástica: quando o organismo não produz glóbulos vermelhos suficiente. Recém-Nascido: ocorre em bebês que tiverem deficiência de nutrientes na placenta.

O Hemograma, exame que analisa células produzidas pela medula óssea com apenas uma coleta de sangue, permite identificar qualquer alteração. A especialista ressalta a importância da prevenção. “Fazendo exames periódicos, inclusive o Hemograma Completo, podemos nos assegurar da nossa boa saúde e ficar despreocupados”.




Cia. da Consulta
Instagram: @cia.daconsulta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados